terça-feira, 18 de janeiro de 2011


Último dia para declaração do estoque de caranguejo

Caranguejo-Uçá
Amanhã, dia 19/01, é o último dia para comerciantes e apanhadores de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) apresentarem ao Ibama a declaração de estoque do crustáceo. A medida vale também para quem mantém em cativeiro indivíduos dessa espécie ou industrializa e beneficia animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes. Quem não apresentar a declaração de estoque e for surpreendido pela fiscalização pode pagar multas que variam de R$ 700 a R$ 100 mil.

Os formulários podem ser baixados pela internet, através do site do Ibama (www.ibama.gov.br/pi). Depois de devidamente preenchidos devem ser entregues na superintendência do órgão, que em Parnaíba fica na Rua Merval Veras, 80 - Ns do Carmo - PI, 64200-916 - Fone: (0xx) 86 3321-2585.

A declaração de estoque não é apenas mais uma “burocracia” - é um instrumento de auxílio ao defeso do caranguejo-uçá, pois permite que a fiscalização ambiental comprove a origem dos animais que serão comercializados. Espécie muito consumida em todo o Nordeste, o caranguejo-uçá vem sofrendo diminuição em seus estoques naturais com o passar dos anos. Além do aspecto nutricional importante, o crustáceo é também uma fonte de renda, especialmente para populações mais pobres. Assim, o defeso da espécie tem importante papel tanto na conservação dos ecossistemas quanto na qualidade de vida de seus apanhadores.

O próximo período de defeso começa na quinta-feira, dia 20 e se estende até o dia 25 de janeiro. Nesses dias os animais saem de suas tocas – movimento popularmente conhecido como “andada” - para se acasalar e reproduzir. Como ficam muito vulneráveis à ação humana foram estabelecidos os períodos de defeso, quando a captura é proibida para garantir a sobrevivência da espécie. Novos períodos de defeso ocorrerão em fevereiro e em março, sempre obedecendo às datas em que a combinação de lua, altura de marés e precipitação de chuvas são favoráveis à andada.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Assessoria a Imprensa do Ibama

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...