sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Parnaíba discute gestão plena da saúde com CE e MA

Auditório da SEDESC durante reunião do Pacto da Gestão Plena em Saúde.
Uma reunião está acontecendo no auditório da SEDESC com a participação de representantes das cidades cujos munícipes servem-se do serviço de urgência e emergência em Parnaíba. A meta é um pacto para a destinação dos recursos.
Secretários de saúde das cidades cearenses Camocim, Viçosa, Barroquinha e Paulino Neves, juntamente com os representantes dos municípios maranhenses água doce, Tutóia e Brejo estão discutindo junto à prefeitura municipal de Parnaíba um pacto para que sejam repassados os recursos desses municípios referentes aos pacientes que venham ser atendidos em Parnaíba.
Segundo a secretária de saúde do município, Dra. Ilvanete Beltrão, são muitos os pacientes das cidades circunvizinhas que precisam vir a Parnaíba para procedimentos de urgência e emergência. “São pacientes com eclampsia, acidentados, perfurações e outros quadros clínicos de grande complexidade que, da cidade onde eles residem para o hospital regional da área deles é muito distante o que poderia incorrer em uma morte, por isso vem pra cá porque é mais perto. Agora os municípios deles precisam repassar o recurso que recebem para a prestação de um serviço que é prestado por nós”, declarou
Dra. Ilvanete disse ainda que dos 24 milhões de reais gastos com urgência e emergência em Parnaíba, cerca de 4,5 milhões são utilizados com pacientes de fora. “A sensibilização junto aos secretários municipais de saúde não é a nossa dificuldade. Temos que conseguir a sensibilidade é dos gerentes regionais, porque, o repasse é automaticamente retido pela regional de saúde quando um dos municípios de sua área não realizou o serviço que corresponde aquela verba”, informou.
O prefeito José Hamilton também participou da reunião e disse ser de extrema importância e urgência a formalização desse pacto. “sem recurso nós não temos condições de prestar um bom serviço, porque vai faltar material de expediente, cirúrgico, profissionais e isso seria uma calamidade. Agora Parnaíba obviamente vai se impor caso os regras do pacto não sejam cumpridas”, afirmou o prefeito.
Zé Hamilton voltou a falar na convocação de médicos aprovados no último concurso do município. “são 13 áreas que deverão resolver problemas crônicos e preencher algumas lacunas na área da saúde. Nós não podemos fazer saúde só com hospitais, ambulâncias e não ter os profissionais médicos que são os principais”, pontuou. Quantos aos municípios da planície litorânea que também enviam seus pacientes para Parnaíba, o prefeito Zé Hamilton disse já ter ocorrido uma reunião que deixou bem claro a parceria entre as cidades.
Além do prefeito de Parnaíba, Ademar Pinto Veras, prefeito de Barroquinha também se fez presente à reunião que foi conduzida pela secretária de saúde de Parnaíba, Dra. Ilvanete Beltrão.
Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...