quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FMS pede ajuda da população no combate à dengue

O combate à dengue não depende apenas do poder público, a população também precisa participar efetivamente do combate ao mosquito Aedes aegypti para evitar que no ano de 2011, Teresina tenha um grande número de casos da doença. Este é o principal alerta que Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), lança à população após a divulgação do Levantamento de Índice Rápido (Lira), ação desenvolvida a cada 60 dias para monitorar e combater a doença no município.

Segundo a coordenadora da equipe técnica de Controle de Roedores e Vetores do Serviço de Zoonoses, médica veterinária Oriana Bezerra Lima, os números do Levantamento, ocorrido entre os dias 3 e 14 deste mês, indicam que a situação de Teresina em relação à dengue é preocupante, em especial na zona Norte. “De acordo com o Lira, se os índices de Infestação por larvas (IPla) e por mosquito Aedes aegypti adulto (IPa) alcançarem uma porcentagem maior que 1% significa situação de alerta. Em todas as zonas havia pelo menos um bairro que superava esta marca”, explica.

Com o resultado em vista, desde o último dia 17 uma série de medidas tem sido tomada pela FMS para evitar a proliferação do mosquito, como a eliminação dos criadouros inservíveis (objetos como pneus, latas e garrafas), tratamento com larvicida dos criadouros servíveis (como caixas d’água) e, no caso de residências com foco do mosquito, a aspiração tanto do imóvel como do quarteirão em que ele se encontra e mais as casas do outro lado da rua.



“No entanto, para que as ações sejam realmente efetivas é imprescindível que a população também faça a sua parte. De nada adianta o trabalho das equipes se não houver também um trabalho dentro das casas, acomodando o lixo adequadamente para o recolhimento por parte do serviço de limpeza pública”, explica Oriana.

No ano de 2010, a FMS confirmou um total de 2574 casos de dengue em Teresina, dos quais 40 apresentaram algum tipo de complicação e 19 foram do tipo hemorrágico. Quatro mortes pela doença foram registradas. Em 2011, 130 casos suspeitos já foram notificados e estão à espera de confirmação.

Medidas - Para contribuir no combate à dengue, basta seguir algumas dicas simples, como manter os pneus fora de uso secos e em local coberto, protegidos de chuva. Manter bem fechados latões, poços, cisternas, caixas-d’água e outros depósitos de água para consumo, impedindo a entrada de mosquitos. Não cultivar plantas em jarros com água; plantá-las sempre em vasos com terra. Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas. Evitar o cultivo de bromélias e outras plantas parecidas. As calhas e as lajes devem ser mantidas limpas. Lavar com bucha e manter limpos os reservatórios de água externos de geladeira, as bandejas de ar-condicionado, suportes de garrafão de água mineral e até os aquários.

O lixo recolhido nunca deve ser deixado em quintais nem jogado em terrenos baldios. Tampinhas de garrafas, cascas de ovo, embalagens plásticas, copos descartáveis ou qualquer outro objeto sem uso, por menor que seja e que possa acumular água, devem ser colocados em saco plástico, e este, fechado, à disposição da coleta do lixo. Vasilhas utilizadas como bebedouros para os animais, incluindo aves, devem ser lavadas com esponjas de aço pelo menos duas vezes por dia, e as bombas de água das piscinas devem estar sempre em manutenção para eliminar vazamento.

Fonte/Portal AZ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...