quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Seis pessoas morreram de dengue em 2010 no Piauí

Por Emanuela Pinto
A secretária de Saúde, Lilian Martins reuniu na manhã dessa terça-feira (25) no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) prefeitos e secretários municipais de saúde do Piauí para discutir as ações de combate à dengue.
Dos municípios que participam do encontro 43 são considerados prioridade no combate à dengue. São municípios que sofrem com o aumento no número de doentes e onde a proliferação do mosquito esta sendo maior.
A secretária Lilian Martins afirmou que essa reunião serve para alertar os prefeitos e secretários da necessidade de ações que dê resultados na luta contra a dengue.
“É uma alerta, uma conscientização maior, a necessidade de se fazer um compromisso entre estado e município com metas de ações contra a dengue que possa ter como resultado a diminuição de casos” declarou.
A secretária afirmou que esse estado de atenção do governo acerca da dengue no Piauí se dá ao grande número de casos registrados nos últimos anos. No início de 2011, só em Teresina, já foram registrados 112 casos.
“O histórico mostra principalmente nos meses de abril e maio um aumento nos casos. Por isso estamos nos antecipando a um provável surto que deva ter. Além disso, estamos orientando na busca de compromissos que possam se tornar realizáveis para os casos de dengue em cada município” finalizou.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, em 2010 quatro pessoas morreram vítimas de dengue em Teresina. Em Inhuma e Marcos Parente foi registrada uma morte cada um.
O presidente da APPM e prefeito de Bocaína, Francisco Macedo, afirmou para se vencer a dengue no estado é preciso que o combate seja posto como prioridade.
“Deve haver além de prioridade, um incentivo para acabar com dengue no Piauí. Precisamos de uma ação efetiva e imediata. E isso só é possível com o apoio do governo estadual e federal”, declarou.
Durante o evento foram ministradas palestras sobre a doença, os sintomas, o tratamento e ainda sobre quais as ações que devem ser realizadas para o seu combate.
Ministro da Saúde
A reunião realizada hoje serve como preparo para a visita do ministro da saúde, Alexandre Padilha, ao Piauí que acontecerá no próximo dia 06 de fevereiro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...