sábado, 29 de janeiro de 2011

PMP lança plano de intensificação de combate a Dengue

Imagem ilustrativa - Arquivo Google
Os principais eixos de atuação do plano são vigilância e controle vetorial, vigilância epidemiológica, comunicação e informação e assistência ao paciente. 
A Secretaria de Saúde do Município de Parnaíba apresentou na tarde desta quinta-feira (27) o Plano Municipal de Contingência no Combate à Dengue, que consiste na intensificação das ações que já vêm acontecendo no combate ao mosquito causador da doença. Aconteceu às 17horas no Centro Pastoral Sagrada Família, ao lado do Colégio Diocesano, com a presença do prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, do vice-prefeito Florentino Neto, da secretária de saúde, médica Ilvanete Beltrão, e de todos os profissionais envolvidos nas ações.
A Prefeitura de Parnaíba intensifica o trabalho que já vem executando no combate à dengue com um verdadeiro batalhão formado por 99 agentes da Vigilância Ambiental, 316 agentes comunitários de saúde e outros profissionais lotados em postos de saúde e na própria Secretaria Municipal de Saúde. A ação conta com a utilização de carros, motos, uma bomba leco, uma bomba costal motorizada e seis bombas costais, entre ouros itens.
Por ocasião do lançamento, o vice-prefeito destacou a importância daquele momento, por ser o encerramento do Encontro Atores da Saúde, uma Valorização Profissional, que durante quatro dias reuniu profissionais de todas as áreas da saúde no município para discutirem propostas para a cidade. Em seguida, falou o coordenador da Vigilância Sanitária de Parnaíba, Luciano Assunção, que apresentou slides com relatórios e estatísticas dos casos de dengue em Parnaíba desde o ano de 2005. Ele demonstrou a queda nos índices de infestação e relatou também as ações que, segundo explicou, contribuíram para estes resultados, identificação e extinção de focos do mosquito causador da dengue, ações preventivas de educação em saúde, entre outras. Ele também mostrou peças publicitárias da campanha publicitária para sensibilizar a população, que iniciará na segunda-feira. A execução desta campanha tem a coordenação da Secretaria Municipal de Comunicação.
Outra ação de destaque apresentada no lançamento do Plano de Contingência vem sendo a utilização do peixe lebiste, também conhecido com barrigudinho, que é um predador natural de larvas do mosquito da dengue. A apresentação foi feita pelo pesquisador Luiz Guilherme, da Embrapa Meio Norte, que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na reprodução do barrigudinho e na sua utilização em lagoas e outros reservatórios de água públicos ou pertencentes a empresas e outras instituições. O pesquisador explicou que o lebiste ou barrigudinho é um peixe que mede entre 2,5 e 3 centímetros e pode devorar até cem larvas de mosquito por dia.
A secretária de Saúde, médica Ilvenete Beltrão, e o prefeito José Hamilton foram os últimos a falarem no lançamento do Plano Municipal de Contingência da Dengue. Ela informou que a Secretaria de Saúde está pronta para o combate ao mosquito e para evitar que ocorram os surtos registrados há cerca de quatro anos, quando a situação ficou preocupante. Para o prefeito José Hamilton o combate à dengue é uma questão de saúde prioritária do município. “O mais importante nesta luta não é o prefeito, mas o conjunto de todas as pessoas envolvidas”, disse. Ele manifestou confiança na secretária de saúde Ilvanete Beltrão e em todos os profissionais da secretaria. “O Dr. Florentino Neto me representa diretamente junto à Secretaria de Saúde”, disse ele para reforçar o apoio do município ao trabalho dos profissionais que trabalham em contato com a população nos bairros ou nas áreas administrativas.
Veja gráfico de ocorrências da dengue no município de Parnaíba entre os anos de 2005 e 2010:

D E N G U E

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Notificados

632

346

1.122

155

33

36

Dengue clássico

393

208

995

10

02 *

11

Dengue Hemorrágico

01

02

11

0

0

0

Com complicação

0

0

22

0

0

0

Descartados

238

136

94

145

31

0
Fonte: F. Carvalho/SECOM PMP
Edição de Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...