terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ILHA GRANDE

Localização O município está localizado na microrregião de Ilha Grande, compreendendo uma área de 121,96 km2, tendo como limites ao norte o oceano Atlântico, ao sul o município de Parnaíba, a leste Parnaíba e o oceano Atlântico, e a oeste o estado do Maranhão.
A sede municipal tem as coordenadas geográficas de 02o51’28” de latitude sul e 41o49’15” de longitude oeste de Greenwich
distante cerca de 326 km de Teresina.
Aspectos Socioeconômicos Os dados socioeconômicos relativos ao município foram obtidos a partir de pesquisa nos sites do IBGE (http://www.ibge.gov.br/) e do Governo do Estado do Piauí (http://www.pi.gov.br/). O município foi criado pela Lei nº 4.680 de 26/01/1994, sendo desmembrado do município de Parnaiba.
É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí
A população total, segundo o Censo 2010 do IBGE, é de 8.914 habitantes. A agricultura praticada no município é baseada na produção sazonal de arroz, cana-de-açúcar, mandioca e milho.
Aspectos Fisiográficos As condições climáticas do município de Ilha Grande (com altitude da sede a 10 m acima do nível do mar) apresentam temperaturas mínimas de 25 oC e máximas de 35 oC, com clima quente tropical.
Geologia As unidades geológicas predominantes na área do município pertencem às coberturas sedimentares.
Em cerca de 30% da área total distribuem-se as Dunas Inativas, representadas por areais. Em aproximadamente 25% da área total ocorrem turfa, areia e argila, englobadas na unidade denominada Depósitos Litorâneos.
Por último, em 45% da área restante, sobressaem-se areia a argila, pertencentes à unidade geológica denominada Depósitos de Pântanos e Mangues 
Fonte/minhailhagrande.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...