sábado, 22 de janeiro de 2011

Pacientes com suspeita de dengue receberão cartão

Os pacientes do Piauí e mais 15 estados com suspeita de dengue receberão um cartão de atendimento específico quando derem entrada em hospitais e postos médicos com a suspeita da doença.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, 400 mil cartões serão distribuídos em todo o Brasil. O objetivo é que haja continuidade no acompanhamento da doença para que ela não evolua para casos mais graves.
"Quando a pessoa chegar ao posto de saúde com suspeita de dengue, recebe o cartão no seu primeiro atendimento onde vai constar o que foi feito e, nos seus retornos e acompanhamento, qualquer profissional vai saber que a pessoa tem a suspeita. Isso vai fazer com que os cuidados sejam tomados de forma mais rápido e evita que os casos fiquem mais graves", afirmou o ministro.
Em reunião ontem com representantes de operadoras de planos de saúde, o ministro afirmou que "há um risco real de epidemia de dengue no país".
Padilha apresentou o sistema de cartão para acompanhamento da doença e sugeriu que as empresas também adotassem o mecanismo. Ele também pediu que as operadoras priorizem o atendimento de pacientes com suspeitas de dengue.
"É importante que toda a rede suplementar esteja integrada e qualificada para esse atendimento e que as operadoras nos ajudem a informar seus profissionais e médicos. Que eles tenham acesso ao protocolo de atendimento que explica como atender um caso de dengue no Brasil. E que [as operadoras] organizem seu serviço, assim como a rede pública está fazendo, para atender de forma prioritária qualquer pessoa que tenha suspeita de dengue", afirmou Padilha.
Outra medida adotada, que será lançada oficialmente em fevereiro, é a atualização do protocolo de atendimento da doença, que já está sendo distribuído a todos os médicos e unidades hospitalares do país.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...