sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Wellington investe no PMDB

Por:Zózimo Tavares
Com a decisão do governador Wilson Martins de ficar no governo até o final do mandato, o PT vai alterar a sua estratégia para as próximas eleições no Piauí. Uma alternativa do partido é investir no PMDB, a partir de agora, aproveitando que a sigla do vice-governador Zé Filho perderá a chance de comandar o Estado a partir de abril.

Dois fatores principais levarão o PT ao PMDB. O primeiro é que os petistas se aproveitarão do sentimento de contrariedade que se apossará dos peemedebistas, diante da decisão do governador. Os peemedebistas contavam que sua renúncia ao mandato para concorrer ao Senado era certa, o que lhes daria a oportunidade de assumirem o governo.
Outro fator é que muitas lideranças peemedebistas já estavam torcendo pela candidatura do senador Wellington Dias ao Governo do Estado. O apoio público à pré-candidatura do vice Zé Filho era apenas de boca. No fundo, estavam mesmo era com Wellington. Agora estas lideranças se sentirão à vontade para procurar conduzir o partido para o palanque petista.
Wellington Dias tem o que oferecer. Além de liderar as pesquisas de intenção de voto para o governo, ele está com a vaga de candidato a vice-governador em aberto para negociação. É aí que o PMDB pode entrar, indicando seu companheiro de chapa. Wellington já tem em seu palanque o PTB e o PP dos senadores João Vicente Claudino e Ciro Nogueira, respectivamente.

No bloco governista, o espaço de manobra política para a sucessão estadual é bem mais amplo, pois a chapa majoritária ainda está totalmente em aberto. Não está definido sequer o cabeça de chapa, que tanto pode sair do PSB quanto do próprio PMDB ou de partidos aliados, com espaço para acomodação de todos os partidos que seguem o governo ou que venham a acompanhá-lo.
É sobre este cenário que não apenas as lideranças peemedebistas, mas as demais que se interessam diretamente pela sucessão, se debruçarão na virada do ano, com o objetivo de traçar horizontes para 2014, tendo como referencial justamente a decisão do governador Wilson Martins de permanecer no cargo até o último dia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...