segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Projeto Sociobiodiversidade da Ilha é lançado oficialmente pela Comissão Ilha Ativa

Neste último dia 13, a Comissão Ilha Ativa-CIA lançou oficialmente o projeto Sociobiodiversidade da Ilha, financiado pela Tropical Forest Conservation Act (TFCA). O projeto visa fortalecer comunidades tradicionais da Ilha Grande de Santa Isabel (PI), por meio de pesquisas científicas, capacitação técnicas e gerenciais das instituições locais envolvidas na conservação e manejo sustentável dos recursos naturais.
banner__compressed
O evento aconteceu no Porto das Barcas, em Parnaíba-PI, onde cerca de 100 pessoas de diversas instituições ambientais, universidades, organizações sociais, fizeram-se presentes para acompanhar o lançamento com música, danças e histórias contadas por membros das comunidades dos municípios da área de abrangência do projeto.
DSC_0157
O presidente da instituição, Leandro Inakake, apresentou ações desenvolvidas pela CIA, de acordo com os programas existentes, como Educação e Conservação Ambiental, Cidadania e Inclusão Social; e Geração de Renda, com as linhas de atuação: projetos, assessorias e gestão compartilhada; e pesquisa.
DSC_0123
A equipe técnica foi apresentada pela vice-presidente da CIA e coordenadora do projeto, Francinalda Rocha. “O corpo técnico deste projeto conta com profissionais da CIA e de outras instituições parceiras, como a Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Campus Parnaíba-PI, Universidade Federal do Piauí-UFPI, Campus Parnaíba, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio e Embrapa Meio-Norte”.
DSC_0217
Além das instituições citadas, cinco organizações participarão desta proposta recebendo assessoria técnica, para uma construção coletiva de geração de renda. As organizações são: Associação Comunitária do Bairro Tatus, Associação de Moradores das Comunidades Porto Rico, Cal e Baixão, e Associação de catadores de Marisco de Ilha Grande, no município de Ilha Grande, Associação de Moradores e Pescadores da Pedra do Sal e Associação de Moradores e Artesãos da Comunidade Vazantinha, no município de Parnaíba/PI.
DSC_0364
“Estamos muito felizes com a execução deste projeto, pois alcançar esse objetivo fazia parte de uma meta sonhada e incentivará a geração de renda e conservação dos bens naturais”, finalizou Francinalda Rocha.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...