sábado, 14 de dezembro de 2013

Ações de conservação do Projeto Peixe-boi em 2013

A base Peixe-boi, sede da Área de Proteção Ambiental Delta-APA do Parnaíba em Cajueiro da Praia, desenvolveu inúmeras atividades de proteção ao meio ambiente, envolvendo ações de pesquisa e educação ambiental nesse ano de 2013. As atividades geralmente voltadas para a conservação dos ecossistemas presentes na APA Delta do Parnaíba, bem como sua fauna e flora, tendo seu foco o peixe-boi marinho, foram desenvolvidas com o apoio de diversas instituições.
Foram realizadas pesquisas em conjunto com a AQUASIS (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos), como as observações de peixes-boi em ambiente natural a partir da torre de monitoramento, localizada no meio do estuário que divide os estados do Piauí e Ceará.
Foto 15
Foto: Arquivo Aquasis
Em parceria com a Care Brasil, Comissão Ilha Ativa e o Instituto Tartarugas do Delta, foi realizado limpeza de praia, que contou ainda com o apoio de estudantes das escolas Unidade Escolar José Adrião e a Unidade Escolar Duque de Caxias, além dos Condutores de Turismo Barratur. A ação consistiu em recolher os materiais descartados nas áreas próximas às praias, além de sua classificação e pesagem.
Foto 10
Foto: Arquivo Base Peixe-boi
As atividades lúdico-pedagógicas aconteceram em parceria com a Comissão Ilha Ativa, Care Brasil e Aquasis, dentre elas a oficina de percussão com os alunos das escolas de Cajueiro da Praia, jogos educativos sobre a APA Delta do Parnaíba e o jogo da memória sobre a fauna e flora da região.
Foto 5
Foto: Arquivo Comissão Ilha Ativa e Arquivo Peixe-boi
Nesse mês de dezembro, a base projeto promove os Eventos Peixe-boi Marinho em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e a Colônia de Pescadores de Barra Grande Z6. Os eventos serão o XIII Ciclismo, a IX corrida de jegue e a XII Regatas de Canoas à Vela Peixe-boi Marinho, que reúne os pescadores da comunidade, em duas modalidades, canoa pequena e grande.
Os eventos acontecem no dia 14 de dezembro a partir das 7:00h e terá início com o XIII Ciclismo, cuja largada será no entroncamento da BR 402 com a estrada de acesso ao município. Às 10:00h acontece a IX Corrida de Jegues, realizada na Praia do Cajueiro de Baixo. Já a largada das regatas de canoas acontece a partir das 13h. O percurso da regata consiste na saída da Praia do Cajueiro de Baixo, onde as canoas vão em direção ao mar adentro para contornar uma boia colocada para sinalizar a curva e o retorno para a mesma praia.
Os Eventos do Peixe-boi Marinho são realizados para confraternizar com a população da região, divulgando o trabalho realizado o ano inteiro pela Base Peixe-boi, sede da APA Delta do Parnaíba, que promove e realiza a atividade, e para isso busca o patrocínio de parceiros e empresas da região.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...