sábado, 14 de dezembro de 2013

Sociobiodiversidade da Ilha visita portos de desembarque em Ilha Grande

Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2013, pesquisadores do projeto Sociobiodiversidade da Ilha, financiado pelo Tropical Forest Conservation Act (TFCA) visitaram os portos de desembarque pesqueiro do município de Ilha Grande, Piauí.
FOTO 8
A atividade teve como objetivo de estudar e mapear a área de trabalho e sensibilizar pescadores (as) para a colaboração na pesquisa e foi coordenada pela equipe da Embrapa, com apoio de técnicos da CIA, funcionários da prefeitura municipal e professores das universidades de Parnaíba (UFPI e UESPI).
FOTO 6
Os técnicos puderam identificar 11 portos de desembarque ativos, realizar conversas informais com os pescadores artesanais e identificar algumas artes de pesca e espécies de peixes, camarões e caranguejos exploradas na Ilha.
FOTO 8.1
Neste primeiro momento, é preciso levantar as informações dos portos e entender como funciona a atividade pesqueira no local, para desenhar um método de trabalho mais produtivo que avalie o maior número de embarcações em cada ponto.
FOTO 11
Segundo a técnica da CIA, Liliana Souza, o levantamento do pescado de Ilha Grande será acompanhado durante 12 meses com intuito de identificar os aspectos socioeconômicos e ambientais da atividade e contribuir para a preservação dos recursos naturais explorados em Ilha Grande de santa Isabel.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...