sábado, 14 de dezembro de 2013

Projeto Tartarugas na Ilha registra encalhes de tartarugas marinhas e golfinho

Neste domingo, 01/12, a equipe do projeto Tartarugas na Ilha-TANAILHA, esteve nas praias do Farol e Olho D’água, em Camocim-CE, realizando monitoramento de praia visando localizar animais encalhados.
DSC_0015
A equipe, composta por biólogos, estudantes de biologia e engenharia de pesca, registrou quatro tartarugas marinhas e um (1) golfinho mortos, todos em estado de decomposição avançada.
DSC_0120
De acordo com a coordenadora, bióloga Kesley Paiva, dados científicos a cerca de tartarugas marinhas no extremo oeste do Ceará são escassos. Neste sentido, o projeto TANAILHA tem como objetivo levantar informações e desenvolver ações de conservação destes quelônios nos municípios de Barroquinha e Camocim no Ceará; e estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa do Ceará e Piauí.
DSC_0063
“O registro das ocorrências de encalhes são de fundamental importância, pois nos ajuda entender as possíveis causas, determinar as espécies, identificar a utilização da área (alimentação ou reprodução), bem como conhecer aspectos da bioecologia desses animais e estes dados auxiliam na elaboração de estratégias de conservação”, disse Kesley.
DSC_0081
No Brasil, cinco são as espécies de tartarugas marinhas que utilizam a costa para alimentação e reprodução, são elas: tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro. Todas estão ameaçadas de extinção. Isso se deve a um conjunto de fatores, como a poluição, doenças, abate de indivíduos, degradação dos habitats de alimentação e reprodução, dentre outros.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...