Representantes da Secretarias de Turismo do Piauí, Secretaria do Meio Ambiente, de Infraestrutura, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, prefeitura, Secretaria do Patrimônio da União e Ong´s ligadas ao meio-ambiente participaram nesta quinta-feira (09), em Ilha Grande de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir com a comunidade o Projeto de Urbanização do Porto dos Tatus.
O projeto foi apresentado à comunidade pelo arquiteto Adriano Melo, que explicou que com a urbanização o local vai manter cerca de 60% da área de intervenção preservada e devolverá muito verde a áreas que foram modificadas.
“O Porto dos Tatus vai proporcionar aos turistas três formas de visão do Delta: de barco, avião e pelo mirante. A comunidade será beneficiada com a praça do artesão, onde eles poderão comercializar os produtos locais com conforto, além do projeto contemplar a preservação da área e saneamento”, disse.
Segundo o Secretário de Turismo do Piauí, Sílvio Leite, a intervenção no Porto dos Tatus vai levar conforto aos turistas e propiciar oportunidade de mais emprego para a comunidade. “ Hoje muitos turistas saem para o passeio ao Delta do Porto dos Tatus que não oferece ainda uma estrutura adequada. Com essa intervenção vamos levar conforto ao turista e ampliar o leque de oportunidades para a comunidade que vai poder comercializar artesanato local , comidas típicas de uma forma organizada”, afirma.
Durante a apresentação do projeto moradores de Ilha Grande e os órgãos presentes puderam se pronunciar e tirar dúvidas . A arquiteta da Setur, Denise Almeida, explica que esse é um momento democrático onde a comunidade interagiu com os técnicos e pôde entender a funcionalidade da obra.
“Cada pessoa pôde perguntar e até sugerir ao arquiteto responsável. A partir de agora a Semar que é o órgão responsável pelo licenciamento, poderá se manifestar de acordo com a legislação pertinente, entre elas a Lei dos Portos por meio do Estudo de Impacto Ambiental- EIA e do Relatório de Impacto do Meio Ambiente- RIMA”, explica.
A Urbanização do Porto dos Tatus será feita pela Secretaria de Infra-estrutura, com recursos do Prodetur- NE/ Ministério do Turismo que é coordenado pela Secretaria de Turismo do Piauí. O obra está orçada em R$ 3.671.088,00.
Conheça o Projeto
Atualmente, o Porto é o do Porto dos Tatus é uma reivindicação antiga da comunidade de Ilha Grande e do trade principal ponto de saída das embarcações com turistas para o Delta do Parnaíba. Além, de servir para atividade turística o local serve de escoamento do caranguejo e de produtos para a comunidade de Ilha Grande.
Com a urbanização do Porto dos Tatus os turistas terão um espaço estruturado para a atividade turística e a comunidade será integrada ao projeto com a comercialização de artesanato e píer apropriado para escoamento de produtos.
No projeto do Porto dos Tatus a área ganhará local para comercialização de artesanato, estacionamento para carros e ônibus, mirante, local para realização de palestras, exposições, apresentações culturais e área para crianças.
Na praça do artesão além do artesanato local, o turista vai ter como atração um relógio solar. A nova estrutura contará também com um cinema, píer e espaço para pouso e decolagem de helicópteros.
Fonte: AsCom/Setur
Fotos/Gilson Andrade
Fotos/Gilson Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário