sexta-feira, 31 de dezembro de 2010



cuidado: água - viva

água - viva na areia da praia.


água - viva e seus tentáculos.
A quantidade total de ocorrências pode ser maior, mas queimaduras por águas-vivas já provocaram mais de 50 atendimentos entre os dias 24 e 30 de Dezembro no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Luís Correia, litoral do Piauí.
Ivelize Araujo de Sousa, técnica de enfermagem de plantão nesta quinta-feira, deu a informação, completando: "aqui chegam crianças e adultos com queimaduras nas mãos, pernas, costas, rosto e até em partes íntimas". Ela faz um alerta aos pais que levam crianças à praia: tenham cuidado redobrado. “As crianças acham bonitinho aquela bolha azulzinha, tocam e sentem de imediato o efeito semelhante a uma picada ou queimadura que logo fica vermelha, incha a pele e provoca muito mal estar”, alerta.
Entre mitos e fatos, as águas-vivas não atacam pessoas. Apenas reagem ao serem tocadas, principalmente na região de seus tentáculos, filamentos gelatinosos quase transparentes onde ficam armazenadas células com poderosas toxinas que provocam efeito semelhante a uma picada seguida de queimadura. A verdade: dói muito e pessoas com alergia ou maior sensibilidade podem entrar em choque, ter enjôos, vomitar e até desmaiar.
fonte: cidadeverde.com
edição:minha ilha grande

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...