segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Eclipse lunar será vista também no litoral piauiense

Na madrugada de 20 para 21 de dezembro ocorrerá um eclipse lunar total, visível do Brasil. Ele começa tarde, lá pelas 3 e meia da manhã, mas quem já está de ferias pode dar uma espiada de madrugada. O eclipse poderá ser visto também do litoral piauiense.

Às 2h30 (horário local) a Lua deve entrar na penumbra da Terra e seu brilho começa a esmaecer. A partir das 3h30, aproximadamente, a Lua toca a umbra, ou a parte mais escura da sombra terrestre, e aí sim seu brilho começa a diminuir bastante. Às 4h40 a Lua estará totalmente na umbra e ela vai adquirir uma cor alaranjada, que pode variar do laranja claro ao escuro, quase cor de tijolo. Esse é o efeito dos raios de luz do Sol que atravessam a atmosfera da Terra e iluminam a Lua. Dependendo da poluição da nossa atmosfera, a coloração da Lua varia entre tons mais claros e mais escuros, quando a atmosfera está mais “suja”.

O auge do eclipse deve ocorrer por volta das 5h18 da manhã, já com o dia claro, portanto menos impressionante. Mas quem acordar cedo terá um despertar diferente.

Sugestão do Blog da Parnaíba: convide alguns amigos (as) escolha um bom local, coloque algumas almofadas, apague todas as luzes possíveis e assistam a este espetáculo da natureza.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Blog Observatório/G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...