quinta-feira, 30 de dezembro de 2010


Pesca Artesanal no Litoral do Piauí

Barco de Pesca Artesanal na Ilha das Canárias no Delta do Parnaíba
A Riqueza da Ictiofauna Capturada em Currais de Pesca Artesanal no Litoral do Piauí.

Os currais de pesca são armadilhas fixas que capturam pescado de forma passiva: os animais adentram as estruturas construídas com estacas enterradas na areia e não conseguem sair, permanecendo até o momento da despesca. Existem currais comerciais de grande porte, fixados em áreas mais distantes da costa e, currais artesanais, construídos em áreas próximas às comunidades de pescadores no litoral das regiões Norte e Nordeste.

Devido à importância da pesca artesanal no litoral do Piauí, a Embrapa Meio-Norte acompanhou as despescas dos três currais artesanais marinhos existentes no litoral do Estado, entre dezembro de 2008 e novembro de 2009.

Os currais em estudo estavam fixados no município de Cajueiro da Praia, em uma área sob a influência de marés semi-diurnas de até 3,3 metros de amplitude. A temperatura média anual foi de 27,8°C e a precipitação anual foi de 1069 mm, durante o período de estudo.

Ao longo dos 12 meses de amostragens foram registrados um total de 117 espécies de peixes, pertencentes a 41 famílias e foi estimado que cada curral de pesca captura, em média, 1.421 quilos de peixes/ano. Para estimar a captura total, os dados foram extrapolados e resultaram em 2.440 quilos capturados/ano por curral de pesca no litoral do Piauí.

A família com maior número de representantes foi Scianidae, com 17 espécies e a segunda família mais diversa foi Engraulidae com 12 espécies.

As espécies mais abundantes em número foram Anchoa spinifer (manjuba-vermelha), Anchoviella lepidentostole (manjuba-gordinha), Cetengraulis edentulus (manjuba), Chirocentrodon bleekerianus (sardinha), Opisthonema oglium (sardinha-bandeira) e Trichiurus lepturus (espada). E, em peso foram: Chaetodipterus faber (parum), Chloroscombrus chrysurus (pelombeta), Cynoscion microlepidotus (pescada-branca), Dasyatis guttata (raia-da-pedra), Lobotes surinamensis (chancarona), Megalops atlanticus (camurupim, tarpon), Opisthonema oglinum, Selene vomer (galo) e Trichiurus lepturus.

O número total de espécies de peixes capturados neste estudo apresentou uma elevada riqueza de espécies, quando comparados a outros estudos na Região. Estudos realizados no Ceará listaram a ocorrência de 78 espécies (JACINTO, 1982). Enquanto Piorski et al. (2009) apresentaram 42 espécies capturadas por currais no Maranhão no ano de 2004.

Pelo exposto, o trabalho permitiu obter dados inéditos e de grande importância para a caracterização e gestão da ictiofauna marinha do Piauí, sendo realizado o primeiro levantamento dos peixes de zonas rasas coletados em currais de pesca no litoral do Estado, além da estimativa da captura anual por cada curral de pesca.

AUTORIA
Jefferson F. A. Legat
Pesquisador da Embrapa Meio-Norte
E-mail: legat@cpamn.embrapa.br
Ana Cecília Giacometti Mai
Bolsista da Embrapa Meio-Norte

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...