quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Saiba quais são os cuidados especiais para quem vai à praia no final de ano

Quando se fala em fim de ano e férias, o destino mais procurado é sempre o litoral. Sol e mar passam a ser sinônimos de diversão, principalmente para as crianças. Mas além da diversão, é preciso cuidados redobrados em relação ao sol, acidentes e alimentação para quem vai à praia.

Que não pode esquecer-se do filtro solar todo mundo sabe. O que muitos não sabem são algumas restrições ao uso do protetor nas crianças. Bebês de menos de seis meses de idade não podem usar filtro solar. A única solução é mantê-los longe do sol forte ou em carrinhos com proteção. Já para crianças com mais de seis meses, o fator de proteção solar tem que ser de 30 ou mais. Lembre-se que deve se evitar a exposição excessiva ao sol no horário de 10h e 16h.

Para os banhistas de plantão, o bombeiro Rivelino Moura alerta que na época de final do ano o maior risco são os buracos profundos que a maré deixa, principalmente na praia de Atalaia, na cidade de Luis Correia- PI. Por isso, é necessário evitar distanciar-se muito da beira-mar. “A dica é que, quando a água passar da cintura é preferível que volte.”, explica Rivelino.

Com as crianças os cuidado devem ser triplicados. “A gente pede para os pais ficarem de olho nos filhos. Os maiores índices de acidentes na praia são com crianças que se perdem dos pais”. O bombeiro pede também que mesmo os adultos nunca tomem banho sozinhos, em especial aqueles que estão sob efeito de bebida alcoólica. 

Um problema não tão comum, mas possível de acontecer, são incidentes com animais marinhos. Arraia e águas-vivas são presentes no litoral do Estado. Para não estragar as férias com uma ferroada ou queimadura, a dica é não se arriscar em águas mais profundas. “Não é comum acidente com esses animais nessa época do ano. Se acontecer, policiais militares estarão de plantão nas praias para prestar socorro”, assegura o bombeiro.

Por Nayene Monteles/AZ
Edição Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...