segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A riqueza biológica do Delta parnaibano

Humbero Brasiliensa - Procurador do MTE aposentado

Happy Adventure

Guiado pela retrospectiva imaginação da minha juventude, vou procurar descrever para vocês, um período de aventura da minha vida. Quando uma vez eu fui a Parnaíba para conhecer por mim mesmo, os mistérios da paisagem deslumbrante da riqueza biológica, da fauna, aves aquáticas e a variedade de peixes, que eu ouvia falar deste Delta do rio Parnaíba, que eu aprendi ouvindo as conversas da discussão das pessoas que naquela época vieram ao Delta para caçar e pescar. As belas paisagens, o agradável vento marinho que vinha do mar aberto perto da saída do rio para o oceano. A diversidade de animais silvestres, peixes e aves aquáticas como os bandos de centenas de marrecas verdadeiras de bico vermelho e de pequenas marrecas ananaí e patos selvagens negros que vinham se alimentar nas águas do Delta, onde a abundância de peixes miúdos e insetos aquáticos na época do inverno nas chuvas torrenciais.

Acho que ainda deve existir na região do Delta no nosso tempo atual, com a possibilidade da oportunidade das pessoas e turistas atraídos por uma boa e bem dirigida campanha de divulgação publicitária popular e de outros estados para atender turistas de todo Brasil e exterior, para conhecerem e oservarem de perto como eu observei no seu habitat natural, os bandos de guarás vermelhos, os fragos d'água azul de bico amarelo, os maguaris cinzentos de pernas longas, as colhereiras de bico longo chato, as lindas e graciosas garças
brancas de bico amarelo e garças pardas menores, o gavião d'água e o Martim pescador e as outras aves aquáticas pequenas ciscando em cima dos aguapés e plantas ribeirinhas a procura de alimentos.
Os bandos de marrecas as centenas com o seu vôo alto circular, acabam descendo para procurar nas águas tépidas neste encantador Delta parnaibano.

Essa riqueza biológica incomum com as surpresas dos seus habitantes alados. Desde que se comece um programa publicitário sério e bem orientado dirigido a todos os brasileiros, acabará atraindo pessoas e turistas interessados nos segredos da natureza deste fantástico paraíso biológico, ainda existente neste
incrível Delta Parnaibano. Aqui a natureza aparece em toda a sua originalidade e beleza que todos vocês
deveriam experimentar, ver e sentir.

Por Humberto Brasiliense/DF
Edição Blog do Pessoa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...