quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Grupo Tartarugas do Delta trabalha na reabilitação de aruanã


Foto: Proparnaiba.com
No domingo (26) os biólogos voluntários do grupo Tartarugas do Delta receberam a informação de um colaborador da comunidade da praia do Peito de Moça, em Luís Correia, que uma tartaruga em idade juvenil havia encalhado viva na orla.

Quando os biólogos chegaram ao local, constaram que se tratava de uma tartaruga verde, conhecida popularmente como Aruanã (Chelonia mydas). O quelônio apresentava estado físico bastante debilitado e mutilação nas nadadeiras dianteiras, provavelmente provocado por redes de pesca.

“Esta é uma das espécies que frequentam águas rasas para se alimentar, isto torna comum sua presença próximo a costa e as consequentes capturas incidentais por artefatos pesqueiros”, explica a bióloga Kesley Paiva. Além do corte na nadadeira, o animal apresenta caracteristicas de baixa massa corporal e dificuldades na natação e flutuabilidade.

A tartaruga foi levada para uma área de lagoa salgada natural, localizada em Luís Correia, onde tem sido observado seu comportamento e feito a ingestão de alimentos e medicação, protocolado pelo veterinário, João Carvalho do Val Neto, que atua como colaborador do Tartarugas do Delta.

Na noite desta terça-feira (28) os biólogos identificaram que o animal ainda apresentava dificuldades para mergulhar. Entretanto, como proposta de reabilitação, as biólogas Rebeca Machado e Kesley Paiva colocaram uma garrafa plástica na região ventral do quelônio para que a mesma pudesse auxiliar durante os movimentos natatórios deste animal.

“Estamos torcendo para que ela continue reagindo bem, caso tudo ocorra como esperado e a tartaruga apresente caracteristicas de reanimação, talvez em quatro dias o animal seja devolvido ao mar", finalizou Kesley.
Francisco Brandão para o proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...