segunda-feira, 27 de dezembro de 2010


Foto: Proparnaiba.com
No último final de semana o lado de águas calmas da praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, recebeu um fenômeno da natureza pouco comum, trata-se de um swell com ondas de chegaram a mais de dois metros de altura. Festa para os surfistas!
O fenômeno é um conjunto de sequências de ondulações, que viajam sobre o oceano, vindas de áreas longínquas, aonde elas foram criadas por tempestades que provocam ventanias sobre grandes áreas oceânicas, chamadas de pistas de vento. Segundo o presidente da Associação de Surf do Piauí Deodato Silva, um ciclone ocorreu há duas semanas no hemisfério norte e formou ondas que perderam força na europa e chegaram no litoral do Piauí no último sábado (25).
"Estamos monitorando este evento da natureza por informações de satélite publicadas em sites especializados no assunto, agora que as ondas chegaram vindas da direção norte-noroeste os surfistas vieram aproveitar esse evento da natureza na praia da Pedra do Sal onde o swell chegou com melhor aproveitamento para o surf", revelou o presidente da Aspi.
Durante dois dias os praticantes do esporte curtiram sequências de grandes ondas que proporcionaram mais de dois minutos em cima da prancha, tempo relativamente longo para que pratica o surf.
MAIS SOBRE O SWELL:
Palavra inglesa que significa ondulação oceânica, um determinado swell possui direção, velocidade e tamanho bem definidos, e que funcionam na prática como uma impressãodigital do swell, diferenciando-os das outras ondulações sobre o oceano. O espectro de ondas define quais os swells que estão viajando sobre o oceano em um determinado ponto, porque diferentemente do vento, podem existir vários swells no oceano ao mesmo tempo.
Quando o swell chega à praia, dependendo de suas características, as ondas irão aumentar de tamanho e força. Como um determinado swell tem uma direção bem definida, esta direção irá definir boas ou más condições para a prática do surfe em um certo local (ou pico) de surfe.
Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...