segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Delta do Parnaíba: belezas naturais e artesanato original


O Delta do Parnaíba tem chamado atenção dos visitantes, pois reúne, em áreas de preservação, praias azuladas e dunas encantadoras, vistosos coqueirais, lagoas de água doce, extensos manguezais; além de uma rica fauna que vai desde caranguejo e cavalo marinho até o exótico pássaro guará (ave rara de penas vermelhas que tornou-se símbolo do Delta).

Esse roteiro de ecoturismo em ambiente de sol e praia também já faz a alegria dos que atuam no segmento do turismo da região, os quais têm foco na promoção de atividades econômicas baseadas na sustentabilidade socioambiental.

Apesar de ser um roteiro em ambiente de preservação, o Delta do Parnaíba conta com uma estrutura bem organizada.

O trabalho de organização iniciou ainda em 2005 com ações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão em parceria com os Governos Estaduais, prefeituras municipais e empresários da região quando foi criada a Rota das Emoções.

Mas a comunidade não fica à margem ao processo de desenvolvimento e cada vez mais participa efetivamente das atividades produtivas em torno do turismo. O artesanato, por exemplo, tem rendido mais que premiações a comunidade, tem inserido a população no contexto da geração de oportunidades de emprego e renda.

Um grande exemplo disso é a originalidade dos trabalhos em rendas de bilro, passado de mãe para filha pelas rendeiras dos Morros da Mariana, na Ilha Grande, no Piauí congregadas numa entidade denominada Associação das Rendeiras de Morros da Mariana. Criada em 1993, a ARMM congrega cerca de 120 rendeiras que, reunidas sob regime de associativismo, alcançaram a melhoria das condições de trabalho, maior produtividade e renda. Enfrentando dificuldades no princípio, a produção da Associação ganhou repercussão em todo o país e no exterior através de ações que inovaram o design das rendas e as introduziram no mundo fashion e da alta costura.

Fonte: Jornal da Parnaiba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...