Artesanato de Ilha Grande e Buriti dos Lopes será destaque no Rio-à-Porter |
As artesãs receberam a consultoria da designer Virgínia Borges |
A moda artesanal do Piauí, confeccionadas em Buriti dos Lopes e Ilha Grande, será destaque no Rio-à-Porter, Salão de Negócios de Moda e Design, evento oficial do Fashion Rio, que acontecerá de 10 a 13 de janeiro de 2011, no Píer Mauá, na capital fluminense.
As peças que serão apresentadas no evento foram desenvolvidas dentro do Projeto Talentos do Brasil. Serão quinze modelos da coleção Passarada, confeccionados por artesãs ligadas à Cooperativa de Bordadeiras Lili Escórcio, de Buriti dos Lopes, na região norte do Estado; e à Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, de Ilha Grande, também no norte do Piauí. Esses grupos produtivos são atendidos pelo Projeto Artesanato da Região Norte, executado pelo Sebrae no Piauí.
O Talentos do Brasil pretende fortalecer a produção artesanal de grupos rurais, através da troca de experiências, valorização da identidade cultural e da produção, de forma a gerar emprego e renda nas diversas regiões do país. Dos quinze grupos produtivos que fazem parte desta edição do Projeto Talentos do Brasil, dois são do Piauí.
As peças da Cooperativa de Bordadeiras Lili Escórcio, destacam o pássaro galo de campina, o arroz, grande ícone da economia da região; e a história de Buriti dos Lopes. Os bordados são todos em preto e branco e aparecem em saias, vestidos, camisetas, aventais e blusas. A entidade, que foi fundada em 2002, conta atualmente com vinte e seis integrantes.
A Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba desenvolveu peças que destacam o pássaro Guará, ave típica daquela região. As rendas também são em preto e branco, com detalhes em laranja e vermelho, aplicadas em saias, vestidos, camisetas, aventais e blusas.
Atualmente, o Talentos do Brasil envolve cerca de duas mil pessoas ligadas a quinze grupos produtivos artesanais, de doze Estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. Os artesãos e artesãs comercializam suas produções através da Cooperativa Nacional Marca Única, Cooperúnica.
O RIO-À-PORTER
O Rio-à-Porter reúne as principais grifes e compradores de diferentes Estados brasileiros e de outros países, promovendo negócios e encontros de marcas e novos clientes.
O evento lança tendências de moda e, a cada edição, se fortalece como uma iniciativa bem sucedida do Grupo Luminosidade, responsável pela realização dos principais eventos ligados à moda no país; da Francal Feiras, empresa com mais de quarenta anos de experiência na realização de eventos voltados para negócios e moda; da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Firjan, sistema que fomenta a realização de negócios no setor de moda; e da InBrands, holding operacional que investe em empresas de moda.
Edição: Jornal da Prnaíba
Com informações do Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário