terça-feira, 16 de novembro de 2010

Planejar a viagem dos sonhos pela Rota das Emoções, Jeri-Delta-Lençóis, agora é tarefa das mais simples. Basta acessar o site www.rotadasemocoes.com.br e navegar à vontade, escolhendo o que deseja fazer, onde dormir e quais atrativos visitar, como se fosse uma lojinha virtual. Depois de montar a viagem e definir quantas pessoas participarão do passeio, a idade delas e de onde pretende iniciar a viagem pela Rota, o passo seguinte é selecionar uma ou mais agências disponíveis no site e pronto! Elas organizarão a sua viagem do jeitinho que você sonhou e enviarão todo o orçamento para você aprovar. Simples, não?

É justamente para simplificar a vida de quem pretende passear pelo melhor roteiro turístico do Brasil, eleito pelo Ministério do Turismo em 2009, que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão disponibilizou esta ferramenta no site da Rota das Emoções. Ela é a primeira do gênero em um site de destinos do Brasil.

“A Rota das Emoções é uma excelente opção de viagem para as férias. Além das belezas naturais, os destinos que fazem parte da rota, têm uma imensa riqueza cultural, sem falar na gastronomia diferenciada. O site foi uma ferramenta disponibilizada para dar mais visibilidade a esse roteiro, atraindo turistas de várias partes do país e do mundo. No ambiente virtual da rota, o usuário pode escolher o que gostaria de fazer e onde gostaria de dormir, clicando nas opções como se fosse um carrinho de compras”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

No site, os clientes podem planejar a viagem, escolhendo desde os meios de hospedagem e alimentação até os passeios que deseja fazer e as cidades que pretende visitar. Os serviços disponíveis também podem ser visualizados, como: agências bancárias, assistência médica, internet, oficinas mecânicas e postos de combustíveis.

Quanto aos meios de hospedagem, é possível saber a localização, a estrutura e se é pousada, flat ou hotel. O cliente consegue também definir onde quer comer, escolhendo a especialidade dos restaurantes localizados no roteiro. Para os passeios existem opções de ecoturismo e aventura, esportes ao ar livre, praias, artesanato e manifestações culturais. Os clientes podem ainda escolher as agências de receptivo e acompanhar as condições climáticas.

A ferramenta promove a diversificação dos pacotes da Rota, pois de acordo com pesquisas de satisfação realizadas pelo Sebrae por todo o roteiro integrado, sabe-se que boa parte dos clientes busca informações sobre o território antes de comprar um pacote de viagem. O site é, portanto, uma forma de instigar a curiosidade e a vontade do turista de conhecer os inúmeros aspectos da Rota das Emoções, e também colocar na vitrine as opções dos meios de hospedagem que o roteiro oferece.

A intenção é que, a partir da procura pelo link Planeje Sua Viagem, sejam disponibilizados pacotes customizados, o que levará as agências a buscarem novas parcerias e a estarem sempre dispostas a novos desafios.

Todas as agências cadastradas no site estão aptas a prestar serviços turísticos e de receptivo aos visitantes da Rota. As empresas do setor foram capacitadas pelo Sebrae, e seguem uma política comercial definida por todos os estabelecimentos que fazem parte desse destino. Os meios de hospedagem bem como as agências possuem seus tarifários dentro dessa política.

“A Rota das Emoções está em constante processo de evolução e o site é mais uma etapa do trabalho de valorização e consolidação desse roteiro nos mercados nacional e internacional. Com essa ferramenta estamos conseguindo aproximar a Rota das Emoções do mundo, fortalecendo o turismo não só no Piauí, mas também no Ceará, no Maranhão, e até no Nordeste”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

No site da Rota, a máxima popular “Quem manda é o cliente!” tem significativa influência. O desejo do internauta que procura a Rota será o termômetro para a criação de novos passeios, atrações e melhoria dos serviços e produtos ofertados. É dessa forma que o Sebrae trabalha para que o melhor roteiro do Brasil se torne cada vez mais competitivo e atraia mais turistas para todas as regiões envolvidas na iniciativa.

A ROTA DAS EMOÇÕES

Natureza, aventura, praia, esportes náuticos, cultura e artesanato num cenário único de sol e mar. Assim é a Rota das Emoções, que envolve quatorze cidades, sendo quatro do Piauí – Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luiz Correia e Parnaíba; cinco do Ceará – Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara; e cinco do Maranhão – Araioses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro e Tutóia.

Os grandes atrativos do roteiro são o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, um aglomerado de dunas e lagoas de beleza singular; e Jericoacoara, no Ceará, local de vento e água, propício para a prática de esportes náuticos.

Toda a Rota das Emoções é banhada pelo mar, tendo um ecossistema variado. A região é trabalhada desde 2005 no mercado nacional, e mais recentemente no mercado internacional. O Sebrae no Piauí, o Ministério do Turismo e os governos estaduais, além dos empresários da região, têm unido esforços para consolidar esse destino nos mercados turísticos do Brasil e do exterior.

“Após a implementação da Rota das Emoções, o fluxo de turistas na região teve um aumento significativo. O prêmio do Ministério do Turismo consolidou mais ainda o roteiro. Tivemos um incremento de 30% no número de visitantes nacionais e 20% no de estrangeiros. É comum essas pessoas percorrerem todo o roteiro. Isso se deve à credibilidade adquirida pela Rota nos mercados nacional e internacional. O número de eventos realizados na região também aumentou bastante. São enduros, campeonatos de kitesurf, entre outros esportes”, destaca o secretário executivo da Associação de Empresas de Turismo da Rota das Emoções, Aetre, Lívio Borges.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Andrea Oliveira e Antônia Pessoa / ASN - Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...