quarta-feira, 17 de novembro de 2010


PI: 16 mil pescadores receberão seguro desemprego durante a piracema
Rede apreendida durante a proibição da pesca (piracema)
Mais de 16 mil pescadores receberão o seguro desemprego por conta do defeso da piracema, período em que fica proibida a pesca. Foi o que informou nessa terça-feira (16) o diretor-geral do Sistema Nacional de Emprego (Sine-PI), Natalianio Neiva, lembrando que no ano passado foram atendidos mais de 15 mil pescadores artesanais com esse benefício. O pescador recebe quatro parcelas de um salário mínimo referentes aos quatro meses em que acontece o fenômeno do defeso, que iniciou em 15 de outubro deste ano e termina em 16 março de 2011.

Leia também:
Segundo Natalianio Neiva, equipes do Sine-PI iniciaram o processo de requerimento do seguro desemprego do pescador artesanal nos municípios desde o dia 15 de outubro. Essas equipes recolhem a documentação necessária para requerer o benefício do seguro que atende ao profissional que trabalha com a pesca.

A documentação apresentada pelo pescador artesanal é a seguinte: o número de inscrição do trabalhador (NIT), adquirido na Previdência Social; cópias do CPF, RG e comprovante de residência; PIS ou Pasep. Além disso, ele apresenta a carteira de pescador do Ministério da Aquicultura e Pesca, com um ano de registro.

As informações colhidas são lançadas no sistema de banco de dados do Sine-PI. A partir da data do cadastro serão contados trinta dias para que o trabalhador receba sua primeira parcela do benefício no valor de um salário mínimo.

O cadastro dos pescadores já foi feito em diversos municípios piauienses. É importante que os presidentes de Colônias de Pescadores façam a mobilização dos associados.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações da APPM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...