terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sebrae promove Rota das Emoções e estimula formalização de empresas da região
Lagoa do Sobradinho em Luis Correia no litoral piauiense
O Sebrae dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, em parceria com a Associação das Empresas de Turismo da Rota das Emoções (AETRE), promovem entre os dias 22 a 26 de novembro o Fampress Rota das Emoções Jeri-Delta-Lençóis e o M&E foi um dos veículos de comunicação a participar do roteiro, eleito o melhor do Brasil pelo Ministério do Turismo em 2009.

Segundo Karin Goidanich, representante do Sebrae Nacional, a rota conta com 267 meios de hospedagem, 241 locais de alimentação, 71 agências e 10 associações de guias e condutores. "Hoje nós temos um foco de mercado, não é a toa que convidamos jornalistas da Argentina, do Rio Grande do Sul, de Brasília e do Rio de Janeiro. Queremos tornar o roteiro mais competitivo pensando nesses mercados".

De acordo com Karin, a meta é ampliar a formalização das empresas que fazem parte da rota em uma taxa de crescimento de 10% ao ano: "Isso é importante porque traz competitividade ao mercado". A média de permanência do turista na rota era de três dias em 2008 e hoje é de cinco. Só em 2009, segundo Karin, os turistas trouxeram R$ 30 mil para a rota, que trabalha com pacotes personalizados.

Para Osterne Ferro Neto, secretário adjunto de Turismo do estado do Ceará, a rota é a oportunidade de resolver alguns problemas da região de maneira sustentável. Ele também anunciou que Jericoacoara (CE) terá um aeroporto daqui a, aproximadamente, um ano e meio. Outra cidade que receberá investimento será Camocim, que terá uma Escola de Turismo, que pretende ser uma referência mundial para o desenvolvimento de estudos sobre turismo sustentável.

Edição: Jornal da Parnaíba
Pamela Mascarenhas/Mercado de Eventos

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