domingo, 14 de novembro de 2010



PROGRAMA BALDE CHEIO – MUNICÍPIO DE ILHA GRANDE

O objetivo do programa balde cheio no município de Ilha Grande – PI é promover o desenvolvimento da pecuária leiteira via transferência de tecnologia. Aplicando uma metodologia inovadora, onde uma propriedade de cunho familiar é utilizada como “sala de aula pratica”, com as finalidades de reciclar o conhecimento de todos os que estão envolvidos (pesquisadores, técnicos e produtores) e, ao mesmo tempo servir como exemplo, ao demonstrar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da produção de leite.
O programa tem como parceiros do município, o Banco do Nordeste, o SDR, o EMATER e a EMBRAPA.
A propriedade escolhida para ser a unidade demonstrativa foi a Fazenda Mãe da Lua do produtor José Araújo de Menezes, localizada na Rua Vitoriano Ribeiro nº 199.
Os trabalhos estão sendo desenvolvidos no município pela Engenheira agrônoma Lívia Maria Martins Ibiapina sobre a coordenação do Engenheiro agrônomo Dr. João Rosseto Ribeiro Júnior de Cerqueira César - SP, com o total apoio da atual gestora do município a prefeita Joana D’arc Ribeiro Machado.
A primeira etapa do programa consistiu da realização de imediato dos exames para detecção de brucelose e tuberculose, colocação de brincos de identificação nos animais, anotação de controles básicos como chuva, temperatura máxima e mínima, despesas efetuadas e receitas aferidas com a atividade leiteira, parições, coberturas, controles leiteiros, coleta e analise de solo da propriedade, correção, adubação e piquetiamento do pasto com a utilização de cerca elétrica. A propriedade foi colocada a disposição de todos que desejam conhecer o programa e visualizar os resultados obtidos no município que estão sendo muito satisfatórios, onde o produtor em Janeiro de 2010 conseguiu produzir 2.884 litros/mês com 11 animais em produção, em Outubro do mesmo ano com a mesma quantidade de animais em lactação conseguiu uma produção de 4.371 litros
minhailhagrande.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...