domingo, 28 de novembro de 2010

Jeri, Delta e Lençóis, um destino chamado emoção
Porto das Barcas em Parnaíba - PI
Rota que envolve Ceará, Piauí e Maranhão se consolida como roteiro de preservação em ambiente de sol e praia. “É pura emoção”. Assim podem ser definidas as belezas dos atrativos naturais, o desafio dos esportes náuticos e o diferencial da cultura e da gastronomia regional de três Estados que estão organizados num só roteiro turístico - a Rota das Emoções que congrega o Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará), a Área de Preservação Ambiental, Apa, do Delta do Parnaíba (Piauí), e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão).

A rota tem chamado atenção dos visitantes pois reúne, em áreas de preservação, praias azuladas e dunas encantadoras, vistosos coqueirais, lagoas de água doce, extensos manguezais; além de uma rica fauna que vai desde caranguejo e cavalo marinho até o exótico pássaro guará (ave rara de penas vermelhas).

Esse roteiro de ecoturismo em ambiente de sol e praia também já faz a alegria dos que atuam no segmento do turismo da região, os quais têm foco na promoção de atividades econômicas baseadas na sustentabilidade socioambiental.

Apesar de ser um roteiro em ambiente de preservação, a Rota as Emoções trabalha com uma estrutura bem organizada.

O trabalho de organização iniciou ainda em 2005 com ações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão em parceria com os Governos Estaduais, prefeituras municipais e empresários da região.

A rota já contabiliza 267 meios de hospedagem; 241 locais de alimentação; 771 agências de receptivo do turismo e 10 associações. Segundo dados oficiais, foram gerados cerca de R$ 3 milhões em negócios na rota, no ano passado.

Mas a comunidade não fica à margem ao processo de desenvolvimento e cada vez mais participa efetivamente das atividades produtivas em torno do turismo. O artesanato, por exemplo, tem rendido mais que premiações a comunidade, tem inserido a população no contexto da geração de oportunidades de emprego e renda.

Um grande exemplo disso, são as crochêteiras de Jericoacoara, no Ceará congregadas numa entidade denominada Mundo Jeri. As mulheres que produzem roupas e acessórios em crochê sobrevivem com a atividade e o trabalho já se encontra reunido em catálogo, com valores agregados de design de moda.

“Existem desafios que a Rota das Emoções ainda tem que superar. Entre eles, o binômio preservação e crescimento está presente, analisa o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha. “Certamente o diferencial deste roteiro com forte apelo ecológico é ter infraestrutura para receber, atender e manter o turista na região”, completa o superintendente.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Graça Batista/ASN PI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...