segunda-feira, 26 de julho de 2010

Piauienses e turistas aderem às lixeiras colocadas no litoral

Praia da Pedra do Sal.

No início, pareciam apenas simples sacolas de papelão expostas em vitrines nas areias da praia. No entanto, as lixeiras ecológicas do Projeto Eco Praia de O Dia tornaram-se integrante diferencial destas férias de julho.

Distribuídas durante alguns dias à população que visitava as praias mais movimentadas do litoral piauiense, as eco lixeiras foram recebidas
com grande entusiasmo por adultos e crianças, que as utilizaram para deixar as areias praianas ainda mais limpas e conservadas. Há 20 anos sem vir ao Estado, a goiana Betânia Dias ficou impressionada com as mudanças encontradas nas praias piauienses, principalmente com a iniciativa do projeto de preservação do meio ambiente empreendido por O Dia. “É louvável esse tipo de ação nos dias de hoje, pois nosso futuro dependerá da forma com que tratarmos a natureza”, ressalta a advogada ao comentar que ações de cunho ecológico tendem a incentivar ainda mais o crescimento do turismo ecológico na região.

Para as crianças então, as lixeiras ecológicas foram motivo de festa. Além de estarem aprendendo na prática a importância de preservar o meio ambiente, os muitos pequenos se divertiram pra valer nas disputas de caça ao lixo. Com Carolina Silva, de nove anos, foi assim. De férias com a família, a estudante viu nas sacolas uma atração divertida e diferente das encontradas nas férias anteriores. “Ao invés de ficar por aí catando conchas, estávamos disputando quem enchia primeiro as lixeiras. Foi muito legal”, relata.

Segundo Alcides Filho, secretário de turismo do município de Luís Correia, a distribuição das lixeiras contribuiu visivelmente para a limpeza das praias, fazendo com que as pessoas despertassem para a execução de hábitos ecologicamente corretos. “Através da credibilidade repassada pelo sistema O Dia, os visitantes sentiram-se à vontade para participar da iniciativa ecológica. Foi muito bonito de se ver as pessoas pedindo as lixeiras, pois as que já se encontravam nas proximidades estavam cheias”, pontua. Além das lixeiras ecológicas, também
foram distribuídas centenas de viseiras aos turistas, os quais aderiram de imediato o uso do acessório.

A fim de recolher os últimos resíduos deixados pelos visitantes, ainda na última semana das férias, mais precisamente num domingo, primeiro de agosto, cerca de 25 pessoas farão uma limpeza itinerante pelas praias do litoral piauiense. Além da equipe que será disponibilizada por O Dia, a iniciativa também contará com um reforço da ONG SOS Natureza, de Luís Correia.

“Nossa intenção é finalizar o projeto Eco Praia no mesmo período que se encerram as férias, assim o litoral ficará conservado mesmo sem a presença dos turistas”, aponta Alcides Filho, um dos incentivadores do projeto.

Jornal O Dia.

Foto: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...