terça-feira, 20 de julho de 2010

ECOLOGIA. Quem viaja para o Litoral do Piauí, embarca nesta ideia

Já pensou na maravilha de curtir um final de semana no litoral do Piauí, vendo as areias da praia ou ouvindo o som das águas do mar? E se esta aventura for acompanhada de um côco gelado ou "aquela" patinha de caranguejo? Melhor ainda... E o mergulho no mar então? Hum!!!

Mas o que seria de tudo isso sem a natureza? E se os caranguejos acabarem um dia?... Você sabia, por exemplo que a pesca do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), é uma das principais atividades econômicas para a população litorânea do estado do Piauí? Segundo o IBAMA, no Piauí, existem cerca de 2.500 catadores, um número elevado para um Estado de apenas 66 km de costa. O desembarque de caranguejo-uçá representa 50% da produção pesqueira do Piauí, refletindo a importância da pesca desse crustáceo para a economia local.

Então, por que não associar esta nessecidade econômica à preservação ambiental? Sabe o que é preciso para que isso se torne realidade?... atitude ecológica. Como vender caranguejo e, ao mesmo tempo, não contribuir para a sua extinção é um desafio que deve ser buscado não só pelos catadores, mas por todos nós. Cada idéia, somadas umas às outras, certamente continuará para a solução de inúmeras questões como esta.

Você que é empresário ou simplesmente consumidor pode ser um "ser atuante" na questão ambiental. Não só em relação aos caranguejos, mas em tudo que envolve o meio ambiente.

É pensando em tudo isso é que Ecopraia 2010 será realizado durante o penúltimo final de semana deste mês de julho, na Praia do Coqueiro, em Luís Correia. A ação será um grande espetáculo destacando a importância de se preservar um recanto ecológico dos mais queridos e procurados: o litoral. Serão montadas quatro duplas de tendas, cada dupla estará representando um elemento da natureza (água, terra, fogo e ar).

É a consciência ecológica materializada em forma de atitude ativa em relação ao meio ambiente. Melhor que isso, é você preservando aquilo que é seu, nosso, o Piauí, o planeta Terra, nossa casa. Compareça e seja um ecoatuante, um ecoengajado... Venha catar a sua latinha também. Recicle as suas idéias, a sua vida. Jogue na lata do lixo esse mal chamado poluição!
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...