sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nativos voluntários fazem mutirão de limpeza na Lagoa de Sobradinho

Com vista ao maior acontecimento que irá ser realizado no povoado Sobradinho, o Amarração Eco Esportes - Cicuito Sobradinho, um grupo de voluntários de Luís Correia, litoral do Piauí, iniciou uma ação de limpeza de lixo doméstico em um trecho na margem da Lagoa de Sobradinho, um dos mais belos cenários naturais de água doce do Brasil. O objetivo foi o de educar, preservar, conservar e proporcionar aos visitantes e moradores da vizinhança um ambiente limpo e agradável nos contatos com a natureza.

Os ecocidadãos atuaram em uma área com cerca de 10 mil metros quadrados e recolheram 12 sacos de materiais inorgânicos (lata, plástico e vidro). O local escolhido foi um bosque de carnaúbas nativas, um belo cartão postal e ponto de encontro de pescadores, ameaçado de se tornar mais um depósito inadequado e ilegal de lixo.

A iniciativa mobilizadora da limpeza faz parte das missões da Secretaria Municipal de Turismo de Luís Correia, agendadas com o objetivo de aproximar a Educação Ambiental do Ecoturismo. Zequinha Machado, membro da ONG SOS Natureza e da Secretaria Municipal de Turismo, liderou e atuou na coleta, que também teve o apoio da comunidade local e da Secretaria Municipal de Saúde, através do médico Wilton Medeiros. Para Zequinha, “não devemos ver a natureza apenas pelo lado da beleza, mas, principalmente, como fonte de inspiração e vida”. Anderson Galdino, Gerente Municipal de Turismo, encantou-se com os cenários. Na pausa da catação de lixo, fotografava. É dele uma das mais belas imagens já captadas em Sobradinho. Confira na galeria abaixo.

Um plano de ação mais amplo e integrado, denominado Amarração Ecoesportes, vai incluir outros atrativos naturais em circuitos de ecoturismo em Luís Correia. Assim a Secretaria Municipal de Turismo pretende confirmar a Lagoa de Sobradinho como uma opção para a prática de esportes da natureza. Em todas as ações será levanda em conta a educação ambiental e a participação da comunidade, gerando mais oportunidades de trabalho e lazer com o ecoturismo. “A Lagoa do Sobradinho dispensa comparação. Sua beleza, arquitetura natural e cenário são únicos. Temos que preservar e torná-la mais um ponto turístico do litoral” disse Alcide Filho, Secretário de Turismo de Luis Correia.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Canal Verde TV
Fotos: Anderson Galdino

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...