Um dos lugares mais bonitos que se conhece. Esta é a frase mais comum que se escuta entre aqueles que já tiveram a oportundiade de visitar o Delta do Parnaíba, no litoral piauiense. Único delta das Américas em mar aberto, o Delta do Parnaíba é um verdadeiro tesouro pelo potencial turístico que apresenta. Espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, rios e praias com paisagens paradisíacas formam.
Além de toda essa beleza, o sol brilha o ano inteiro. Encravado no menor litoral do Brasil, apenas 66km. Tudo isso com o sol brilhando forte o ano inteiro. Formado pelo rio Parnaíba, o Delta tem 1.485 km de extensão, envolvendo mais de 70 ilhas fluviais. Conhecida como capital do
Delta, Parnaíba já fez do Piauí a quarta economia do País, durante os séculos 18 e 19. Além da beleza natural, a cidade oferece aos visitantes o complexo do Porto das Barcas, com um acervo arquitetônico colonial português, com quase sete mil metros quadrados.
Entre as atrações naturais estão a Lagoa do Portinho, cercada de dunas. Na lagoa acontece o Campeonato Mundial de Windsurfe, além de ser point de prática de muitos outros esportes náuticos. A Praia da Pedra do Sal, a 15 quilômetros da cidade, é muito procurada por surfistas e tem um pôr-do- sol apreciado de cima das pedras, já uma atração para os turistas.
Com praias para todos os gostos, Luís Correia é o local de badalação da juventude: movimento que pode ser encontrado em Atalaia, até a
tranquilidade da Praia do Itaqui. A Praia do Coqueiro é muito procurada para a prática de kitesurfe. Para os que querem mais sossego podem procurar Carnaubinha, com vegetação nativa e muitas dunas. Outras opções são Praias do Arrombado e Macapá, com natureza quase intacta.
Com grande potencial para o ecoturismo, Cajueiro da Praia abrange Barra Grande, uma colônia de pescadores artesanais com balneário de praias desertas. Lá também está o Projeto Peixe-Boi Marinho, que há quase 15 anos preserva a espécie e leva educação para a população.
Recentemente desmembrada de Parnaíba, Ilha Grande é uma das mais belas paisagens do litoral do Piauí. Dunas, manguezais, lagoas formadas pelas águas das chuvas, rio e passeios de barco fazem dessa cidade quase uma parada obrigatória para quem visita a região. No antigo povoado Morro da Mariana é possível encontrar artesanato em rendas de bilro e em palha.
O Dia.
Foto: Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário