domingo, 25 de julho de 2010

Peixe boi no litoral do Piauí é uma ação ecológica vitoriosa

Rio que divide Macapá e Barra Grande.

Algumas ações ecológicas no litoral piauiense já estão dando resultados eficientes. Dentre elas, a preservação do peixe boi marinho é uma das mais interessantes. Esse animal está em extinção, mas pode ser visto no litoral piauiense, em Cajueiro da Praia.

Com muita paciência e sorte, o turista pode vislumbrar esse mamífero em seu habitat natural, uma raridade no Brasil. Apesar do seu tamanho, ele é alvo fácil para o seu maior predador: o homem. O peixe boi é dócil e não oferece resistência ao ataque humano. Essa preservação é graças a um trabalho do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBMA – que instalou em Cajueiro da Praia um posto avançado de preservação.

Lá é feito o monitoramento dos animais; seu descolamento na região é acompanhado rotineiramente. Toda a comunidade do município participa do esforço pela sua preservação. Hoje, até os pescadores locais colaboram, depois de várias campanhas de conscientização realizadas pelo IBAMA. Agora, quem pegava o peixe para comercializar sua carne passou a seu defensor.

O nome científico do mamífero é 3 Trichechus manatus, pesa 700 kg e, a cada três anos, a fêmea dá cria a um filhote. Os parceiros do ECOPRAIA também apóiam esse medida, bem como os outros projetos que visam a harmonia entre o homem e a natureza.

Jornal O Dia.

Foto e Edição: Proparnaiba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...