sexta-feira, 30 de julho de 2010

Jovem descobre mais inscrições rupestres e alerta autoridades

Antônio José.

Foi noticiado há pouco tempo a descoberta, em Lagoa do Riacho, interior de Luís Correia, a descoberta de inscrições rupestres. São quatro símbolos em um rochedo na propriedade da família Feliciano. Lá estive acompanhando duas equipes de Tvs que noticiaram o achado.

A partir de então comecei a me dedicar mais na pesquisa de campo e de busca à outros locais, e por incrível que pareça, acabei encontrando mais três locais com um total de mais de 15 símbolos de inscrições rupestres. São sete no lugar de nome Rufo, na divisa do Piauí com o Ceará, oito símbolos numa região próxima ao povoado Campestre, e ainda outra ocorrência no lugar de nome Santa Maria, ainda por confirmar e quantificar.

Cabe aqui destacar que estes locais são, até o momento, desconhecidos e que, juntando-se estes aos outros já conhecidos como Quicé e Lagoa do Camelo, o interior de Luís Correia passa a ter um dos maiores acervos de pinturas rupestres do Brasil. E pessoalmente acredito que possam existir mais locais a serem descobertos, pois que estes que foram localizados encontram-se em locais de difícil acesso, em zonas desabitadas, próximas à pequenos rios, como é o caso de toda a região sul do município de Luís Correia, nas encostas da serra da Ibiapaba.

Aqui vai meu alerta às autoridades e pessoal competente para que juntemos nossos esforços à fim de que este tesouro seja estudado e que, acima de tudo, seja catalogado para que as instituições competentes possam levar políticas de preservação e manutenção. Ocorre que em alguns dos locais já conhecidos, vândalos estão destruindo o que a natureza se encarregou de preservar por longos séculos. Locais em que ocorreram queimadas, comprometendo a preservação das mesmas.

Estas inscrições rupestres confirmam que o Piauí foi o berço do homem americano. E que aqui em Luís Correia estiveram estes povos pré-históricos que tinham a mania de deixar evidências de sua presença. Cabe a nós, além de presenciarmos esta maravilha, preservá-las para que as gerações futuras possam sentir a mesma sensação e emoção que hoje sinto por ter esbarrado num “manifesto” deixado pelos meus antepassados há milhares de anos.

Antonio José Sales,
Campestre, Luís Correia, Piauí para o Proparnaiba.com

Contatos:
ajs_sales@hotmail.com
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/antoniojosesales

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...