segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ecopraia: férias ecologicamente correta no litoral do Piauí

Praia de Atalaia.

Segundo o ditado popular, tamanho não é documento. E quem viaja pelos curtos 66km do litoral piauiense pode comprar essa afirmação. Pequeno sim, mas um dos mais belos lugares do Brasil.

De Ilha Grande a Cajueiro da Praia, passando por Parnaíba e Luís Correia, num total de 13 praias das mais conhecidas e frequentadas, como Atalaia e Coqueiro, cuja ocupação desordenada do solo por muitos anos recentemente deu lugar a fiscalização das esferas federais, estaduais e municipais e a crescentes investimentos internacionais. Hoje, o bom piauiês não é a única língua falada pelos empresários. Espanhóis, franceses, ingleses e portugueses abriram restaurantes, hotéis e pousadas nas nossas litles beaches. Mas não é de hoje que o litoral chama atenção de estrangeiros.

Um empresário inglês, James Frederick Clark, fez história naquela região dois séculos atrás. Foi-se o tempo em que poucos carros saíam de Teresina para o litoral. Com o funcionamento do Aeroporto Internacional de Parnaíba, existe a promessa da vinda de turistas do mundo inteiro para o nosso litoral. Com eles, aparecem as preocupações com a ocupação ordenada do solo, o impacto do turismo na beleza das praias e sua sustentabilidade. Neste contexto, empresas acompanharam o Jornal O DIA e o ambientalista Alcide Filho, no Projeto Ecopraia. O que podemos esperar do nosso litoral em nível econômico e ambiental?
Mas, principalmente, o que podemos fazer agora para que o futuro tenha um impacto positivo.

A resposta está na informação. Preocupado com o tema há quase três décadas, Alcide Filho apresentou o projeto original do Ecopraia que, unido a um projeto já existente do O DIA, "O Dia de Verão", que juntos deram origem a uma nova vertente. Este ano, o projeto, reformulado pelo diretor de Marketing do O DIA, Fábio Sérvio, ganhou nova logomarca e três frentes de atuação: editoral, entretenimento e educação ambiental. Alcide Filho comanda uma estrutura de oito stands que formam o espaço Ecopraia na praia do Coqueiro, com doze módulos expositores que vão repercutir o tema ecocidadania em vitrines verticais.

O entretenimento dos visitantes é garantido por uma trilha sonora impecável conduzida por DJs e som instrumental. No período que ocorre o espaço Ecopraia,
dias 22, 23 e 24 de julho, vai acontecer também o Campeonato de Kite Surf, na mesma praia do Coqueiro, aumentando o público e a visibilidade à proposta do
espaço, garantindo aos parceiros que acreditaram no projeto Ecopraia a contrapartida necessária para a visibilidade e associação de suas marcas. São
empresas que demonstram um cuidado ambiental no seu dia a dia, no processo de produção econômica e na preocupação em apoiar iniciativas como o Ecopraia.

“Conexão com o Planeta, agir Global no seu próprio local. O Eco é lógico. Preservar é assegurar. Destruir é extinguir. No embalo do entretenimento, o conteúdo ecodidático a marcas institucionais. Certamente, o Espaço Ecopraia vai superar o número de 5 mil visitas da sua primeira edição. A distribuição de brindes, a presença do evento na internet, a cobertura e discussões informativas através do Sistema O DIA, e a produção de um Guia do Litoral com dicas para turistas
e o Espaço Ecopraia formam um conjunto transmídia e de convergência. No projeto canalverde.com, do ambientalista Alcide Filho, uma cobertura ainda mais completa. Não dá para prever o futuro do turismo do nosso litoral, mas o trabalho para construir algo sustentável começou nas páginas do Jornal O Dia.

Jornal O Dia

Foto Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...