domingo, 25 de julho de 2010

Teatro e Saúde

image Pelo riso, o Tacs cumpre sua missão.

A importância dos espetáculos do Tacs são carregados de mensagens sobre cuidados com a saúde mas também são espetáculos de arte.

15 Anos do TACS

Um dos grupos de teatro mais importantes do Piauí foi criado há quinze anos na Parnaíba. E funciona até hoje! Por isso está em festa de celebração desses quinze anos. É o Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde. Isto é, TACS. Assim mesmo: pronunciado quase igualzinho a táxi. Na verdade, o TACS é como se fosse um Táxi de Teatro: mete os atores dentro de um carro e roupas e objetos e pertences e sai por aí, parando em ruas, praças e descampados para apresentar seus espetáculos. Só que não cobra corrida (nem entrada). O público se ajunta e assiste a tudo de olhos vidrados. É aquilo que a classe teatral, de uns anos pra cá, passou a chamar Teatro de Rua. E em teatro de rua, o TACS é dos melhores. Mas, conforme o caso, apresenta-se também em escolas, clubes, quadras de esporte...

Como está explícito no nome do grupo, seus atores, autores e diretores de espetáculo são agentes comunitários de saúde, o que significa que são funcionários públicos, o que poderia significar que trabalham pouco ou que passam mais tempo parados do que em ação. Só que com o TACS diferente. Poucos são os grupos de teatro que trabalham tanto (em teatro) quanto o TACS. Além da atividade diária como agentes de saúde, visitando famílias, conversando sobre questões de saúde, cumprindo horários e tabelas, os atores do TACS fazem, sobretudo, teatro. E teatro de alta qualidade, fundamentado numa das mais conhecidas linhagens da História do Teatro: a da Commedia dell’arte, passando pelos palhaços dos picadeiros de circo e pelos brincantes dos batalhões de Boi de São João. Por isso, o texto é apenas pretexto para transmitir mensagem em forma de teatro. Pensa que é brincadeira? Pois não é, não. Fazer teatro no TACS significa reuniões semanais, preparação de espetáculos, ensaios, confecção de figurinos, adereços e alegorias, busca de lugares para apresentações e, por fim, levar seus espetáculos e conversar com o público.Durante esses 15 anos, o grupo montou um repertório de muitos espetáculos, todos sobre temas referentes à educação em saúde. É portanto um teatro altamente engajado. Realiza um ensinamento através do trabalho de atores e do riso.

Os espetáculos do TACS são sempre alegres e festivos, mesmo tratando de doenças mortais como dengue e aids. Mas o sucesso seria menor se os atores não fossem tão bons no que fazem e tão conscientes do que fazem. Tudo no TACS é verdadeiro, é teatro e é educação. Carregado de mensagens diretas ao público, cada espetáculo flui como se não estivesse ensinando nada e, por isso, o público aprende mais. Aprende em clima de diversão.

A festa dos 15 do TACS aconteceu na noite de 23 de julho, na Fundação de Voluntários Eurides Linhares, na Rua Frei Inocêncio, 198, bairro Piauí.

(Este artigo está impresso no jornal O Bembém, número 31, que se encontra nas bancas.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...