terça-feira, 20 de julho de 2010

Começa nesta terça (20), a segunda edição da Feart em Luis Correia


Feira de artesanato

O litoral piauiense terá mais uma opção de lazer para os turistas que visitarem a região durante este mês. Começa nesta terça a II edição da Feira de Artesanato do Litoral, Feart.

O evento acontecerá até o dia 24 deste mês, na Praça de Eventos de Luiz Correia, cidade localizada a 338 quilômetros ao norte de Teresina.

A estrutura da feira contará com quarenta estandes, sendo trinta e quatro para exposição e comercialização de peças artesanais, e o restante para o segmento de alimentação a base de frutos do mar.

“Em 2009, a feira foi montada apenas com vinte e cinco estandes, somente para artesanato. Devido ao sucesso do evento resolvemos ampliar a estrutura da Feart e disponibilizar estandes para alimentação. Este ano teremos também um espaço para apresentações artísticas e culturais”, informa a gestora do Projeto Artesanato do Litoral Piauiense do Sebrae no Piauí, Lúcia Carneiro.

Entre as tipologias que serão apresentadas na feira estão: rendas, bordados, cestaria e trançados, cerâmica, tecelagem e jóias em opala. Os visitantes vão poder apreciar o artesanato de várias cidades do Piauí como Luiz Correia, Parnaíba, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Pedro II e Teresina, e também dos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.

“Essa feira foi pensada como mais uma opção para os turistas que estiveram no litoral do Piauí nesta época do ano, considerada alta estação e em que o fluxo de visitantes é intenso. A idéia é divulgar o artesanato da região norte do Estado, fomentando a comercialização e possibilitando a conquista de novos mercados para essa atividade”, comenta o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

Para a artesã Ivanilde Araújo, presidente da Associação de Bordadeiras Lili Escórcio, de Buriti dos Lopes, a feira é uma boa oportunidade para mostrar o trabalho da entidade e para comercializar as peças de bordado, em ponto cruz, produzidas naquela região.

“Ano passado a feira foi bem menor do que será este ano e nós tivemos boa comercialização. Com a ampliação do evento, a nossa expectativa é que as vendas sejam ainda melhores. Outro aspecto que favorece a feira é o período de realização, as férias de julho, quando o litoral do Estado recebe muitos turistas”, destaca Ivanilde.

Ainda segundo a artesã, a entidade levará para Feart cerca de quinhentas peças, entre caminhos de mesa, toalhas de mão, guardanapos, panos de prato e de bandeja, entre outros produtos. As peças terão preços entre R$ 8,00 e R$ 150,00. A Associação de Bordadeiras Lili Escorcio foi fundada em 2002, tendo atualmente vinte e seis integrantes.

A II Feart é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Luiz Correia e com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...