Caminhão Feirão do Peixe |
Os municípios da Planície Litorânea que engloba Parnaíba, Luís Correa, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Murici Portela vão ser beneficiados pelo Ministério da Pesca, através do Emater, com um "Caminhão Feirão do Peixe". O caminhão é equipado com baú frigorífico com capacidade para 3,5 toneladas de peix. Os equipamentos vão garantir regularidade na oferta, na qualidade e certificação do produto assim como o preço justo pelo pescado fresco.
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Piauí foi a instituição no Estado classificada no Edital de Chamada Pública lançado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. O Edital N°07/2010 teve o objetivo de cadastrar órgãos e entidades da administração pública direta e indireta a fim de fomentar a melhoria da infra-estrutura de distribuição e comercialização do pescado extraído e cultivado através da disponibilização de veículo adaptado.
O equipamento adquirido através do Edital trata-se do Caminhão Feira do Peixe, que tem uma carroceria frigorífica projetada para a armazenagem e comercialização de pescado. O veículo é equipado com câmaras frigoríficas, que transportam e armazenam 3,5 toneladas de pescado fresco e congelado.
As propostas foram enviadas por todos os estados brasileiros, mas somente 50 projetos foram classificados e contemplados, entre estes duas propostas enviadas pelo EMATER-PI. Os projetos foram formulados pelo Engenheiro de Pesca, Edson Falcão Lima, extensionista da Coordenação Estadual de Extensão Pesqueira.
O Ministério de Pesca e Aquicultura – MPA desenvolve em parceria com as Emateres e outras instituições, do segmento da Extensão Pesqueira papel relevante no fomento e organização da cadeia produtiva da pesca e aquicultura, com compromisso no social e sustentabilidade ambiental.
Entre os municípios piauienses beneficiados têm-se os 28 do Território Entre Rios e os municípios da Planície Litorânea que engloba Parnaíba, Luís Correa, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Murici Portela. Segundo o autor do projeto, Edson Falcão, essa conquista é bastante significativa para o desempenho da produção estadual de pescado. “Os equipamentos vão garantir regularidade na oferta, na qualidade e certificação do produto assim como o preço justo pelo pescado fresco”, garante.
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário