Torta feita da polpa do caranguejo |
Aproxima-se o Festival de Caranguejo da Ilha Grande e que, ao que tudo indica, será organizado pela iniciativa privada, vez que a prefeitura do município diz que este ano não poderá ajudar no patrocínio. Mas o que queremos chamar a atenção é que a prefeitura não poderá se furtar de promover a fiscalização e controle da higiene nas barracas e orientar as pessoas que manuseiam os pratos que serão servidos durante o Festival, especialmente as iguarias feitas da polpa do caranguejo.
No estado do Pará o Ministério Público chegou a proibir a comercialização da polpa e do caranguejo por conta da inadequação no manuseio, tendo posteriormente liberado após assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), exemplo que poderia ser seguido pelo MP do estado do Piauí para manipulação, retirada e venda da carne de caranguejo.
Leia também:
- Prefeita de Ilha Grande recebe visita dos vereadores para tratar sobre dívidas do município
- Dilma estaria repousando no Delta do Parnaíba, diz imprensa do Piauí
- PI: Ibama promove palestras sobre a importância e a necessidade de respeitar o defeso da piracema
- Municípios da Planície Litorânea são beneficiados com "Caminhão Feirão do Peixe"
Para se comercializar carne de caranguejo em condições de higiene adequada, seria necessários que os trabalhadores que extraem a carne trabalhassem em locais com boas condições sanitárias, adotando boas práticas na manipulação, como uso de luvas, máscaras, gorros, desinfetantes para mãos e equipamentos adequados para realizar o processo de pasteurização.
A carne do caranguejo é um tipo de alimento muito perecível, onde é fácil a proliferação rápida de micro-organismos. Ela diz ainda que o processo de extração da carne do caranguejo feito no Estado do Piauí é totalmente manual, em condições de higiene duvidosas. Devido a essas condições, a contaminação da carne do caranguejo por micro-organismos é muito grande. O tempo e a temperatura inadequados que essa carne extraída fica exposta faz aumentar ainda mais a quantidade de micro-organismos.
Ao ingerir um alimento contaminado pode provocar náuseas, vômito, diarréia, dor de cabeça, febre e pode levar até a morte, se a pessoa estiver com o sistema imunológico deficiente ou ingerir uma grande quantidade de alimento contaminado.
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário