terça-feira, 3 de agosto de 2010

UOL traz hoje matéria de capa destacando o litoral do Piauí

Delta do Parnaíba está repleto de paisagens exóticas
como esta da Pedra do Sal em Parnaíba-PI
O portal UOL, o mais acessado no Brasil, traz hoje em matéria de destaque, reportagem sobre o litoral do Piauí que leva o título de "Parnaíba é grande emaranhado de águas e dunas". Veja a integra:

Por Christian Brandão

O Delta do Parnaíba, no Piauí, é difícil de definir. Do alto parece um grande quebra-cabeças onde as peças estão separadas por diversas línguas de água. Chegando lá você se depara com uma imensidão. São labirínticos 2.700 quilômetros quadrados de dunas, ilhas e águas.

Sinta-se privilegiado de estar em um lugar especial. São tantos ecossistemas emaranhados, que a região é quase única no mundo.

O local é praticamente virgem. Entre montes de areia de até 40 m e lagoas que lembram os Lençóis Maranhenses, turistas brasileiros e estrangeiros desbravam o delta em busca de paisagens desconcertantes e, principalmente, de uma rica diversidade.

Apesar da imagem do Parnaíba estar diretamente relacionada ao Piauí, mais de 60% da área do delta está no Maranhão.

O delta é tão único que somente em dois outros lugares no mundo um rio deságua dessa maneira em mar aberto: no Vietnã e na África. 

O nome delta vem do formato triangular – mesmo desenho da letra grega Delta.

Os passeios são feitos de barco e divididos em diversos circuitos. Entre os mais conhecidos estão o Igaraçu, Caju, Melancieira, Igarapé dos Periquitos e dos Poldros e Canárias.

Os igarapés e mangues formados entre as mais de 70 ilhas são berço de todo tipo de animais e plantas. Conforme a água se torna mais salobra ou doce, a vida muda.

Deixe a máquina fotográfica sempre à mão. Peixes-boi, caranguejos, uma infinidade de aves e até jacarés costumam aparecer. 

E não é só nas águas que os animais fazem a festa dos visitantes.

Sente às margens do rio Igaraçú [em Parnaíba] e se delicie com a saborosa comida à base de frutos do mar. Uma das maiores especialidades do Delta é o caranguejo.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...