segunda-feira, 9 de agosto de 2010


Artesanato do Piauí para o Brasil e para o mundo

Segundo Ulysses Moraes, presidente
do Conselho do Sebrae no Piauí, dos
quinze grupos produtivos que fazem
parte do Projeto Talentos do Brasil,
dois são do Piauí
Artesanato de Buriti dos Lopes e Ilha Grande do Piauí será apresentado em grandes eventos de moda no Brasil e no exterior.

O artesanato do Piauí será destaque na 18ª edição da Paralela Gift, que acontece de 12 a 15 deste mês, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. As peças que serão apresentadas no evento foram desenvolvidas dentro do Projeto Talentos do Brasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA.

Serão quinze peças, que compõem a coleção Passarada, confeccionas por artesãs ligadas à Cooperativa de Bordadeiras Lili Escórcio, de Buriti dos Lopes, na região norte do Estado; e à Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, de Ilha Grande, também no norte do Piauí.

Esses grupos produtivos também são atendidos pelo Projeto Artesanato da Região Norte, executado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

“Dos quinze grupos produtivos que fazem parte desta edição do Projeto Talentos do Brasil, dois são do Piauí, o que demonstra a riqueza do artesanato produzido no Estado. A participação em eventos nacionais e internacionais contribui para divulgar o potencial dessa cadeia produtiva, abrindo novos mercados para o segmento”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

As peças da Cooperativa de Bordadeiras Lili Escórcio, destacam o pássaro galo de campina, o arroz, grande ícone da economia da região; e a história de Buriti dos Lopes. Os bordados são todos em preto e branco e aparecem em saias, vestidos, camisetas, aventais e blusas.

“É uma enorme satisfação para todas nós que fazemos parte da cooperativa participar desse projeto. Foi uma grande conquista sermos selecionadas para o Talentos do Brasil. Ficamos muito felizes em ter o nosso trabalho reconhecido. A exposição das nossas peças nesse evento vai contribuir para divulgar ainda mais a nossa produção e para valorizar o artesanato de Buriti dos Lopes”, comenta a presidente da Cooperativa de Bordadeiras Lili Escórcio, Ivanilde Araújo.

A entidade, que foi fundada em 2002, conta atualmente com vinte e seis integrantes. Ivanilde destaca ainda, que a participação no Talentos do Brasil, fez com que as artesãs aprendessem novas técnicas de design e começassem a inserir bordados em outras peças, e não somente em caminhos de mesa, toalhas de mão, guardanapos, panos de prato e de bandeja.

As peças da entidade, que fazem parte da coleção Passarada, têm ícones da cultura de Buriti dos Lopes e contam também um pouco da história daquela cidade, que é denominada de Capital do Arroz e Cidade do Bordado.

A Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba desenvolveu peças que destacam o pássaro Guará, ave típica daquela região. As rendas também são em preto e branco aplicadas em saias, vestidos, camisetas, aventais e blusas.

Para a presidente da cooperativa, Alessandra da Costa Silva, a capacitação proporcionado pelo Talentos do Brasil estimulou a criatividade das artesãs que fazem parte da entidade, formada, atualmente por quarenta rendeiras.

“Participar do Talentos do Brasil tem sido muito importante para aprimorar o nosso trabalho e despertar a nossa criatividade. Além dos tons de preto e branco, as rendas da coleção Passarada têm também detalhes em laranja e vermelho” informa Alessandra.

A Paralela Gift – Feira de Design e Produtos Contemporâneos é um evento de negócios destinado a lojistas e profissionais de moda e design, sendo uma oportunidade de divulgação de marcas e produtos a profissionais e empresários de todo o Brasil. As peças apresentadas na feira, que é semestral, são inovadoras e seguem as tendências de design mundiais.

Acessórios, Cerâmica, Design Têxtil, Joalheria, Luminárias, Mobiliário, Objetos de Design, Papelaria, Vestuário e Produtos Artesanais são os segmentos que podem ser encontrados na feira, que é considerada o mais importante evento de design contemporâneo do país.

TALENTOS DO BRASIL

O Projeto Talentos do Brasil é desenvolvido desde 2005 pelo MDA, tendo a parceria do Sebrae, do Programa Texbrasil, executado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Abit, e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil; e apoio da Agência de Cooperação Alemã, GTZ; da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Asbraer; e do Ministério do Turismo.

O objetivo do projeto é fortalecer a produção artesanal de grupos rurais, através da troca de experiências, valorização da identidade cultural e da produção, de forma a gerar emprego e renda nas diversas regiões do país.

Atualmente, o Talentos do Brasil envolve cerca de duas mil pessoas ligadas a quinze grupos produtivos artesanais, de doze Estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. Os artesãos e artesãs comercializam suas produções através da Cooperativa Nacional Marca Única, Cooperúnica.

EM PARIS

A Coleção Passarada também será apresentada na Prêt-à-Porter Paris, evento que acontecerá na capital da França, de 04 a 07 de setembro deste ano.

“Dos doze Estados que fazem parte do Talentos do Brasil, apenas cinco foram selecionadas para participar dessa feira de moda internacional, e o Piauí foi um deles. Isso reafirma a qualidade do artesanato produzido no Estado. Participar do Prêt-à-Porter é uma oportunidade de mostrarmos para o mundo, o que temos de melhor em termos de produção artesanal”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.

As peças do artesanato piauiense vão compor o Espaço Talentos do Brasil na ala So Ethic da feira, local voltado para as grifes e marcas que levam em consideração três requisitos: comércio justo, reciclagem e responsabilidade ambiental.

“Teremos dois representantes comerciais participando da feira. Eles irão apresentar as coleções e listar os pedidos. Na ocasião também serão distribuídos os catálogos desta edição do Talentos do Brasil, publicação que traz a coleção Passarada. Será uma oportunidade para divulgação do potencial do Piauí no que se refere a artesanato e para a prospecção de novos mercados”, afirma a gestora do Projeto Artesanato da Região Norte do Sebrae no Piauí, Lúcia Carneiro.

A Prêt-à-Porter Paris é uma feira semestral de vestuário e acessórios criativos, sendo um dos mais tradicionais eventos de moda da Europa. As marcas são separadas em “universos fashion”, como o So Ethic, So Shop e Atmoshphère.

A feira reúne designers de moda e acessórios criativos de mais de quarenta e cinco países de todo o mundo, do mais contemporâneo ao mais inovador, e revela tendências européias, interpreta mercados e antecipa os novos impulsos da moda.

A participação das cooperativas do Talentos do Brasil no evento tem o apoio do TexBrasil, que foi responsável pela escolha dos grupos produtivos. Além do Piauí, marcarão presença no evento os Estados do Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais, e Amazonas.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações do Sebrae-PI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...