O Delta do Parnaíba, no Piauí, é difícil de definir. Do alto parece um grande quebra-cabeças onde as peças estão separadas por diversas línguas de água. Chegando lá você se depara com uma imensidão. São labirínticos 2.700 quilômetros quadrados de dunas, ilhas e águas.
Sinta-se privilegiado de estar em um lugar especial. São tantos ecossistemas emaranhados, que a região é quase única no mundo.
O local é praticamente virgem. Entre montes de areia de até 40 m e lagoas que lembram os Lençóis Maranhenses, turistas brasileiros e estrangeiros desbravam o delta em busca de paisagens desconcertantes e, principalmente, de uma rica diversidade.
Apesar da imagem do Parnaíba estar diretamente relacionada ao Piauí, mais de 60% da área do delta está no Maranhão.
O delta é tão único que somente em dois outros lugares no mundo um rio deságua dessa maneira em mar aberto: no Vietnã e na África. O nome delta vem do formato triangular – mesmo desenho da letra grega Delta.
Os passeios são feitos de barco e divididos em diversos circuitos. Entre os mais conhecidos estão o Igaraçu, Caju, Melancieira, Igarapé dos Periquitos e dos Poldros e Canárias.
Os igarapés e mangues formados entre as mais de 70 ilhas são berço de todo tipo de animais e plantas. Conforme a água se torna mais salobra ou doce, a vida muda.
Deixe a máquina fotográfica sempre à mão. Peixes-boi, caranguejos, uma infinidade de aves e até jacarés costumam aparecer. E não é só nas águas que os animais fazem a festa dos visitantes.
Sente às margens do rio Igaraçú e se delicie com a saborosa comida à base de frutos do mar. Uma das maiores especialidades do Delta é o caranguejo.
Confira a matéria na UOL aqui.
Edição: Francisco Brandão para o Proparnaiba.com
Colaboração: Edson Luiz (Blog Minha Ilha Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário