sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ministro do Turismo quer Rota das Emoções como destaque da Copa 2014


Rota das Emoções: Jeri-Delta-Lençóis
Ministro do Turismo Luiz Barretto aponta o Piauí como um destaque do país e chama atenção para que a Rota das Emoções seja trabalhada para atrair visitantes da Copa 2014.

A Rota das Emoções será destaque entre as belezas naturais do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. É o que afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto. “O projeto turístico nacional envolvendo os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará tem que estar voltado para o Mundial do Brasil”, disse o ministro em recente entrevista a uma emissora de rádio.

Luiz Barretto, ministro do Turismo
Premiada como o melhor roteiro do Brasil pelo Ministério do Turismo no ano passado, a Rota das Emoções – Jeri-Delta-Lençóis agora faz parte da vitrine do maior evento esportivo do mundo, que atrairá milhares de visitantes ao Brasil em 2014.

Segundo o ministro, os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e o Parque de Jericoacoara (CE) são referências do turismo brasileiro e precisam de investimentos e ações para integrá-los aos roteiros das cidades-sede do mundial de futebol.

Barretto pediu atenção especial para São Luís, a capital maranhense, pelo belo patrimônio arquitetônico, e para Barreirinhas (MA), cidade que dá entrada aos Lençóis. A preocupação do ministro é no sentido de que os governos dos Estados que integram a Rota estejam atentos para a oportunidade que um evento como a Copa do Mundo oferecerá a uma região que possui atributos únicos no Brasil.

Cooperação

O desenvolvimento das cidades que compõem o melhor roteiro integrado do Brasil é trabalhado há alguns anos. A Rota das Emoções integrou a primeira edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização Turística, implementado em 2005 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, e Ministério do Turismo, desencadeando uma série de ações nos três Estados que integram a Rota.

Entre as consequências positivas desse esforço está a criação da Associação das Empresas de Turismo do Roteiro Integrado Jeri-Delta-Lençóis, Aetre, que congrega a classe empresarial e turística nos municípios que integram a Rota.

“Esse é um trabalho que tem a marca das ações do Sebrae, que é desenvolver o setor de forma integrada e sustentável, intensificando a rede de cooperação, as parcerias e o associativismo, e fortalecendo a classe empresarial”, afirma a consultora do Sebrae, Karin Goidanich.

Em 2009, o Sebrae deu início ao Projeto Rota das Emoções e sua Competitividade no Mercado, com o objetivo de consolidar as ações de mercado nacional e internacional para a Rota. Tudo com foco no desenvolvimento econômico, sócio-cultural e ambiental, e na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

Investimentos

Segundo a Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, de 2003 a 2010, o órgão investiu R$ 93 milhões nos municípios de Jijoca de Jericoacoara — Parque Nacional de Jericoacoara (CE); Parnaíba — Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI); e Barreirinhas (MA) nas seguintes obras:

Jijoca de Jericoacoara – ações de pavimentação, terraplanagem e drenagem, calçamento, implantação de centro de informações turísticas; elaboração do Plano de Manejo de Jericoacoara e execução da primeira etapa das obras do aeroporto da cidade.

Barreirinhas — Ações de pavimentação de vias públicas; urbanização da Beira-Rio; melhoria da infra-estrutura turística; construção da primeira etapa do aeroporto de Barreirinhas; implantação de terminal hidroviário e pavimentação de acesso; e implantação de portal na entrada da cidade.

Área de Proteção Ambiental, APA, do Delta do Parnaíba — Ações de urbanização da Praia Pedra do Sal; implantação de centrais de informações e sinalização turísticas; pavimentação asfáltica; construção de barracas na orla da Praia da Pedra do Sal; elaboração do plano diretor de resíduos sólidos dos municípios do litoral piauiense; elaboração do Plano de Manejo da APA do Delta do Parnaíba; revitalização da Lagoa do Portinho; implantação do terminal turístico e da Praça dos Pescadores de Barra Grande, em Cajueiro da Praia; construção do terminal rodoviário e pavimentação da Avenida Tancredo Neves, urbanização da orla das praias de Mangue Seco e de Maramar, em Luiz Correia; requalificação urbanística e paisagística da Beira-Rio, no Igaraçu; e urbanização do Porto dos Tatus, em Ilha Grande.

A declaração de Barretto soa como uma chamada aos Estados para que olhem suas belezas naturais e invistam para que a Copa do Mundo em 2014 vá além do futebol e, por meio do turismo, traga riquezas e consolide a Rota das Emoções — Jeri-Delta-Lençóis como um roteiro internacional.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Sebrae

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...