sexta-feira, 20 de agosto de 2010

TRE realizará simulação das eleições em Parnaíba neste sábado


Max Zarak, chefe do cartório em
Parnaíba (PI)
A 3ª e 4ª Zonas Eleitorais sediadas em Parnaíba, no litoral piauiense, irá instalar seções neste sábado (21.08) para que a população faça uma simulação do voto. É uma grande oportunidade para aqueles que votam pela primeira vez.

O chefe do cartorio da 3ª Zona eleitoral de Parnaíba Max Zarak informou ao Jornal da Parnaíba o número atual de eleitores aptos a votarem em outubro próximo. Na 3ª Zona são 87.805 eleitores e na 4ª Zona (Ilha Grande de Santa Isabel) 4.846 eleitores, totalizando 92.651 eleitores. Somado-se os eleitores das duas Zonas sediadas em Parnaíba chegaremos a 92.651 eleitores. Se somarmos também os eleitores da outra parte da 4ª Zona que compõe o Municipio de Ilha Grande do Piauí, com 6.886 eleitores, teremos um total 99.537 eleitores.
Os eleitores terão oportunidade de realizar uma simulação de como deverá acontecer as eleições do dia 3 de outubro. A possibilidade é algo inédito na Justiça Eleitoral e será realizada, das 8 às 17 horas em todos os municípios brasileiros. A idéia é testar todos os sistemas para garantir que todo o processo eleitoral ocorrerá “sem atropelos”.

Durante a simulação, serão testados todos os sistemas informatizados, transmissão de dados, infraestrutura, votação paralela, voto em trânsito, dentre outras coisas. “Em cada Zona Eleitoral será instalada três seções, pelo menos, para simular o voto.

A população, principalmente aquela que irá às urnas pela primeira vez este ano, terá oportunidade de tirar as dúvidas e saber todos os procedimentos que deverão tomar para votar”, esclareceu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Raimundo Eufrásio.

Segundo o Tribunal, a simulação das eleições incluirá todo o processo de votação, transmissão de dados, totalização dos mesmos e também será testado o voto em trânsito, que será implantado pela primeira vez nas eleições deste ano. “As seções serão instaladas em um logradouro fora do Cartório Eleitoral e os eleitores serão convidados a comparecer para participar da simulação. É uma maneira democrática”, ressaltou Eufrásio. Os testes acontecerão na sedes do tribunal, nos cartórios e nas 98 zonas eleitorais do Estado.

A simulação utilizará candidatos fictícios e envolverá mais de 200 pessoas da Justiça Eleitoral piauiense.

Os técnicos do TRE observarão todos os procedimentos de uma eleição, que vão desde a preparação das urnas, totalização dos votos, envio e recuperação de dados. Em Piripiri e Piracuruca, que são os municípios piauienses que pela primeira vez se submeterão ao voto biométrico, a simulação terá uma particularidade. “Nessas duas cidades, os eleitores precisam comparecer porque utilizarão o sistema biométrico, onde é necessário as digitais do eleitor”, ressaltou o presidente do TRE.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...