terça-feira, 24 de agosto de 2010

A lenda da índia Macyrajara da tribo dos Tremembés

O desenho estampa a parede do Centro Recreativo do SESI
na Lagoa do Portinho, em Parnaíba-PI
Macyrajara era uma linda jovem de olhos amendoados e cabelos longos. Seu pai era o chefe Botocó da tribo dos Tremembés, que habitavam as terras da margem direita do Igaraçu até o mar.

Macyrajara conheceu Ubitã, jovem guerreiro pertencente a uma tribo inimiga da sua, que habitava a planície litorânea. Os dois se apaixonaram e passaram a se encontrar às escondidas.

O pai de Macyrajara tomou conhecimento e, discordando daquele amor, mandou prendê-la numa oca vigiada por sete guerreiros.

Ubitã, louco de saudades, procurou em oração se aconselhar com o deus Tupã. E à noite, quando dormia, Tupã lhe disse que Macyrajara estava presa e que ele não fosse procurá-la porque podia morrer.

O destemido guerreiro, levado pela paixão, não ouviu os conselhos de Tupã. E, ao anoitecer, saiu à procura de seu grande amor. Ao chegar próximo à oca, foi atingido no peito por uma flecha inimiga, tendo morte imediata.

Macyrajara, ao tomar conhecimento da tragédia, saiu correndo e desapareceu na escuridão da noite. Três dias após vagar pelas matas, parou em um olho-d’água. Naquele momento, começou a chover, ela, então, cheia de dor e tristeza, começou a chorar. Ali suas lágrimas e a chuva se juntaram à aquelas águas que corriam.

Tupã, apiedando-se dela, transformou suas lágrimas no rio que separou as duas tribos.

Hoje, aquele rio chama-se Portinho e separa as terras de Luís Correia das de Parnaíba.

A história da lenda da índia Macyrajara da tribo Tremembés, que amou Ubitã, morto em combate por tribos rivais pode ser conferida na parede do Centro Recreativo do Sesi, na Lagoa do Portinho. Faça uma visita ao local, ou alugue um chalé para conhecer melhor o local. Ah, ia esquecendo, o local está com nova decoração e atendimento de primeira, além da cerveja geladinho também tem um bom uisque, sem contar com as delícias ali servidas. Vale a pena conferir.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: deltadoparnaíba.com.br
Foto: Blog do Catita

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...