terça-feira, 3 de agosto de 2010

Piauí está no roteiro turístico da Copa de 2014, diz ministro do Turismo

Ministro do Turismo, Luiz Barretto
O projeto turístico nacional envolvendo os estados do Maranhão, Piauí e do Ceará tem que estar voltado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Esse é o pensamento do ministro do Turismo, Luiz Barretto, em conversa com o jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM.

- Todos os esforços serão feitos na divulgação dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e o Parque de Jericoacara (CE) pensando nas oportunidades e benefícios de uma Copa do Mundo de 2014 disputada País, tendo em vista que teremos quatro sedes nordestinas na competição. Até lá, serão desenvolvidos investimentos e várias ações de integração do roteiro com o objetivo de atrair um grande conjunto de turistas brasileiros e estrageiros para conhecer essas referências do turismo brasileiro – assegurou.

O ministro do Turismo aproveitou para elogiar o potencial turístico existente em São Luís e em Barreirinhas. Ele também cobrou o envolvimento das prefeituras dos dois municípios na fomentação e preservação desses polos turísticos.

- São Luís e Barreirinhas agregam valores importantes para o turismo brasileiro. São dois cartões postais em que é fundamental um roteiro integrado de divulgação. Não basta apenas o trabalho desenvolvido pelo Iphan, MinC ou do Programação de Aceleração do Crescimento (PAC) é necessário que as prefeituras dessas cidades tenham um olhar especial e diário a esses polos fundamentais para o turismo brasileiro capazes de agregarem as belezas naturais dos Lençóis e do patrimônio arquitetônico de São Luís – alertou.

Revitalização

Questionado de como o patrimônio arquitetônico de São Luís poderia tirar proveito de investimentos do PAC para moradia pela manutenção da sua preservação e sobrevivência, o ministro da Cultura, Juca Ferreira foi categórico em dizer que é preciso se investir em moradia, mas as também é necessário preservar e recuperar o patrimônio melhorando o casarões, o saneamento básico, o embutimento de fiação, a mobilidade urbana, entre outros aspectos que envolvem a política urbana e estão presentes nos centros históricos. Defendeu a incorporação do morador como um componente importante também dessa revitalização.

O ministro Luiz Barretto reforçou dizendo que em todos centros histórios recuperados no mundo foram incorporados o tema moradia. “É necessário que sejam contemplados os moradores para que esses patrimônios tenham vida 24 horas”, destacou.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira exemplificou, a etapa de revitalização do Pelourinho, em Salvador, na Bahia, com a fixação de moradores como um componente dinâmico e importante para que a área histórica e patrimonial em qualquer canto do mundo não seja modificada e se torne uma ‘cidade cenográfica’.

Os ministros Juca Ferreira, (MinC) e Luiz Barretto, (Turismo) foram sabatinados nesta manhã, 3, por um ‘pool’ de jornalistas no programa Bom Dia Ministro.

Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Com informações do Imirante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...