quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Concessão da rádio Educadora AM é extinta em definitivo

Fonte: Francisco Brandão

Por: Francisco Brandão

Parnaíba se configura mais uma vez como a "terra do já teve". O Diário Oficial da União, publicado na última quinta feira (29), declarou extinta a concessão da Rádio Educadora de Parnaíba, a primeira emissora de rádio do Piauí e entre as dez do Nordeste.

A emissora era sediada em Parnaíba, no litoral piauiense, e sintonizada através da frequência 920 kHz AM. A Rádio Educadora foi criada no dia 03 de maio de 1940, dezoito anos depois do surgimento da primeira emissora de rádio do Brasil e pertencia a família Silva do ex-senador Alberto Silva, posteriormente foi comprada pela família Moraes Souza.

Junto com a Rádio Educadora foram extintas também as concessões da Rádio Alvorada do Sertão, de São João do Piauí; a Rádio Vitória de Batalha, em Batalha e a Rádio Difusora Vale do Uruçuí, em Uruçuí (PI).

O mesmo decreto do Ministério das Comunicações extinguiu as concessões de rádios no Piauí, fez a renovação de 10 emissoras em onda média, uma de onda curta, uma de TV e oito perempções (extinções). Todos os atos ainda vão passar por deliberação do Congresso Nacional pra produzir efeitos legais.

A Rádio Educadora nasceu com a transferência do �rádiotécnico Evaldo Carvalho, que trocou Fortaleza por Parnaíba, onde instalou sua oficina numa dependência do escritório de Alcenor Madeira, à época, um revendedor de rádio � receptores�. Os dois foram responsáveis pelas primeiras experiências com o rádio em Parnaíba, empurrados que foram pela necessidade de aparelhagem que ajudasse no labor cotidiano da oficina: Quando das experiências de calibragem do rudimentar aparelho de fabricação de Evaldo e Alcenor, notaram eles que o oscilador estava extraordinariamente potente para os fins a que destinava, pois sua onda causava interferência nos receptores vizinhos. Foi quando de ambos os experimentadores surgiu a lembrança de adaptar uma antena ao oscilador, o que foi feito imediatamente. Logo depois, Evaldo saiu percorrendo as casas da vizinhança e com satisfação, notava que uma intensa onda de rádio-freqüência estava chegando a todos os rádiosreceptores.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...