quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Senhor das Pedras-SDP registra diversidade de pescados na Pedra do Sal-PI

Nesta terça-feira, 06, a equipe técnica do Projeto Senhor das Pedras – o mero, esteve na praia Pedra do Sal, em Parnaíba-PI, para acompanhar o desembarque pesqueiro na comunidade. O projeto, gerido pela Comissão Ilha Ativa-CIA e financiado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, vem levantando dados de espécies comerciais e não comerciais na região, embarques e mergulhos, além da coleta de informações junto a pescadores artesanais sobre peixes da família Serranidae, em especial o mero (Epinephelus itajara).
DSC_0104
Na ocasião, os técnicos registraram diversas espécies de peixes que foram capturados por meio de linhas e redes, dentre elas o ariacó, coró-branco, bagre-urutinga, bagre-cangatã, bagre-bandeira, pescadinha, soia ou linguado, pirá, tibiro, peixe-espada e um camurupim de aproximadamente 70 kg.
DSC_0188
Segundo Seu Fernando, que capturou o peixe junto a três companheiros, este ainda não é um dos maiores exemplares que já pescou naquela localidade. “Esse deu trabalho para pegar, mas conseguimos. Uma parte será comercializada e a outra dividida entre os parceiros”, disse Fernando.
DSC_0260
O pescador Luis Antônio comenta que esse é o período em que todos os pescadores buscam esse peixe, que é considerado o mais valorizado comercialmente e que encanta a todos os seus parceiros de atividade pela sua beleza, força e grandeza.
DSC_0274
Equipe técnica do Projeto Senhor das Pedras,
o Mero,  com pescadores da praia Pedra do Sal,
em Parnaíba-PI
“O projeto ainda está na fase inicial e já percebemos a diversidade e abundância de pescados na Pedra do Sal, o que ressalta a importância desse levantamento para o conhecimento dessas espécies pela população e da comunidade científica para posteriores pesquisas na região”, disse a bióloga Liliana Souza.
A equipe do projeto Senhor das Pedras-SDP agradece a todos os pescadores e comunidade pela parceria e por compartilhar conhecimentos e momentos que contribuam com a pesquisa.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...