terça-feira, 26 de novembro de 2013

O Delta do Parnaíba que você nunca fotografou


 O livro Homens-Caranguejo, um olhar diferenciado sobre o Delta do Parnaíba, no Piauí e Maranhão, dos fotógrafos Chico Gomes, Henrique Cláudio, Sérgio Nóbrega e Sérgio Carvalho, será lançado no dia 29 de novembro em Fortaleza. Os autores se embrenharam no cotidiano dos habitantes da turística foz do rio que divide os dois Estados nordestinos. A natureza humana nativa, pouco percebida pelos visitantes interessados nas belezas naturais, transforma-se numa obra-prima fotográfica; um quase romance tamanha a descoberta de vidas - entre ilhas, igarapés e praias, água doce e salgada.
 Comenta o escritor piauiense Rogério Newton: "As imagens que compõem o livro são despidas de qualquer ornato e artificialismo e remetem a vidas simples, ásperos ofícios e lugares esquecidos, entre os braços do rio e a solidão".
Os quatro fotógrafos fizeram visitas ao interior do Delta do Parnaíba nos anos de 2004 e 2005 e conviveram com os homens, mulheres, jovens e crianças do local. Foram idas e vindas e algumas noites dormidas no habitat dos caranguejos.
 De um acerco com milhares de registros, terminaram selecionadas 65 fotografias, todas em preto e branco. O livro também será lançado em Teresina, mas ainda não há data e local definidos.
Por:Mauro Sampaio

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...