sábado, 16 de novembro de 2013

Manifestação pacífica na Ilha Grande fecha estrada dos Tatus

No dia da proclamação da república, cerca de 400 pessoas da comunidade dos Tatus, na Ilha Grande, fecharam a estrada dos Tatus com troncos e galhos de árvores, e deram seu grito de liberdade em protesto pela falta de compromisso do poder público com a resolução da problemática das dunas e o avanço sobre a comunidade.
A manifestação iniciou-se por volta das 7:00 h da manhã e tinha como objetivo sensibilizar a sociedade piauiense sobre o problema que vivem com o avanço das dunas sobre suas casas. Inicialmente poucas famílias fecharam a estrada, mas as 8 horas cerca de 400 pessoas estavam no local com faixas e gritos de ordem, diversos turistas não puderam passar e foram sensibilizados com a situação dessas famílias, entendendo o direito dessas em manifestar.
Por volta das 9:30h o prefeito de Ilha Grande, Sr. Herbert Silva esteve no local dialogando com os manifestantes, demonstrando que a prefeitura não tem como impedir o avanço das dunas, mas se propôs se reunir nesta próxima terça-feira, dia 19.11, na prefeitura e definir estratégias de ação para a melhoria das condições de vida das famílias dos Tatus, lembrou também que a comunidade deve participar do orçamento participativo do município a ser realizado no próximo ano no mês de janeiro.
A problemática com o avanço das dunas é antigo, desde 2005 a Associação Comunitária do Bairro Tatus vem buscando realizar ações em busca pela contenção de dunas, sempre sem ajuda do poder público, este só conseguiu efetivar alguma ação em 2012, com projeto desenvolvido pela CONSPLAN com recursos da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), via SEMAR (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí), porém a contenção de dunas foi um projeto dividido em 4 etapas e a única contemplada até o momento e com certo sucesso, as plantas estão se desenvolvendo em 2000 m², faltando 98 mil m², para serem finalizados até julho de 2014, não atendeu o maior anseio da comunidade que são as dunas que atingem diretamente o bairro Tatus.
Carlos Barros, da Associação Comunitária do Bairro Tatus, diz ser necessário maior ação do poder público e da própria comunidade: “estamos dialogando com a CONSPLAN para entender como se dá o processo de contenção de dunas, pois pretendemos desenvolver com nossas próprias forças um projeto popular de contenção de dunas, como já iniciamos em outras oportunidades por falta de apoio”.
Existe a necessidade de diálogo entre sociedade e poder público sobre diversos pontos para buscar sanar esse problema, diversos recursos financeiros deixam de ser acessados anualmente pela Prefeitura de Ilha Grande devido ao Plano Diretor do município não atender a realidade, pois a maior parte do município é considerada área urbana e isso impede acesso a recursos para áreas rurais, que na realidade é a maior parte do município, desta forma, obras importantes para o desenvolvimento local ficam paradas.
As 11 horas após diálogo entre comunidade e Polícia Militar houve a liberação da estrada com a retirada dos troncos e galhos de árvores de forma pacífica, pois os resultados foram alcançados, informação da opinião pública e compromisso assumido pelo prefeito Sr. Herbert Silva.
Fonte: Comissão Ilha Ativa
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...