terça-feira, 12 de novembro de 2013

CEIR COMPLETA 05 ANOS COM MAIS DE MEIO MILHÃO DE ATENDIMENTOS



No dia 06/05/2008, a Deputada Rejane Dias, então Secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, idealizou e criou o Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, um dos mais modernos do país, que conta, entre diversas clínicas e serviços especializados, com a Oficina de Órteses e Próteses, que produz equipamentos – cadeiras de rodas, pernas mecânicas, etc. – indispensáveis à mobilidade e auto-estima das pessoas com deficiência. Hoje o CEIR comemora a marca de MEIO MILHÃO de atendimentos. 

Até o último mês de setembro, foram contabilizados no Ceir 514.274 atendimentos. Quem procura o Centro recebe um tratamento de reabilitação multiterápico e é assistido, em um só local, por médicos e outros profissionais de várias especialidades, entre elas: arteterapia, enfermagem, fisioterapia aquática e de solo, fonoaudiologia, musicoterapia, nutrição, odontologia, pedagogia, psicologia, reabilitação desportiva, serviço social e terapia ocupacional.

Único centro do Piauí a reunir e oferecer atendimentos multidisciplinares, o Ceir ainda se destaca por ser responsável pela fabricação e dispensação de produtos na Oficina Ortopédica. Somente este ano, já foram 3.230 produtos fabricados e entregues. Além disso, ainda há um centro de diagnósticos no local, com capacidade para realizar mais de 100 tipos de exames. Todos os serviços são gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Também são iniciativas de Rejane Dias: a implantação do Passe Livre, que hoje beneficia mais de 7.000 pessoas com deficiência nos ônibus intermunicipais, e o Teste do Pezinho junto à Rede Estadual de Reabilitação. Ela presidiu ainda, por dois mandatos consecutivos, o Conselho Estadual de Defesa das Pessoas com Deficiência (Conede) e promove em vários municípios, entre eles Parnaiba,  a discussão do ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Saiba como solicitar gratuitamente os serviços de reabilitação do Ceir:

1º Passo – Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS.
2º Passo – Anexe à solicitação do médico às cópias dos seguintes documentos:
a) CPF e RG;
b) Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde);
c) Comprovante de Residência com CEP;
d) Informe pelo menos um número de telefone para contato;
3º Passo – Procure o setor de marcação de consultas on line do SUS na Secretaria de Saúde do seu município. Quem mora em Teresina deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência para agendar o dia e a hora da primeira consulta no CEIR.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...